2022-08-26

Suculentas e Luz Rasante

 

Numa casa de férias no Algarve, com ausências fora do Verão de um ou dois meses, é prudente escolher plantas resistentes à falta de chuva (ou de rega dum cuidador) por períodos prolongados.

É o caso destas plantas suculentas, agora muito em voga, que fotografei ontem às 14:53 debaixo de um sol intenso, que parecem bastante saudáveis


Na verdade o que na altura me chamou a atenção foi a parede por trás das suculentas que estava a ser iluminada por raios solares rasantes à sua superfície.

Em recomendações sobre fotografia tenho lido que se deve aproveitar a luz do sol próxima do nascer e do pôr-do-sol, em que a luz rasante proporciona condições mais favoráveis. Normalmente estou a dormir na parte do nascer do sol pelo que só aproveito metade das oportunidades e talvez por isso decidi-me a aproveitar a luz rasamte sobre a superfície deste muro a cerca de uma hora de distância do meio-dia solar (14:54 - 13:35 = 01:19) e que mostro a seguir

Dada a natureza rasante da luz solar no muro/parede fotografado, muito pouca luz directa do sol é reflectida pelo muro que presumo que seja visível pela radiação luminosa reflectida por outras superfícies próximas. Contudo, as pequenas protuberâncias da tinta aplicada na superficie reflectem bem esses raios rasantes, dando lugar a pontos de grande intensidade luminosa em relação às áreas vizinhas



2022-08-25

Porquê "eggplant"?

 

Neste período estival, ao ler a receita  diária que aparece no fim do "daily briefing", gentilmente enviado gratuitamente pelo New York Times, apareceu-me mais uma vez uma referência a "eggplant" (a palavra usada por norte-americanos e australianos quando referem a beringela), na receita diária mostrada no fim do email.

Desta vez decidi-me a investigar porque seria que usam um termo que traduzido literalmente daria "planta do ovo".

Googlei (eggplant etymology) e apareceu-me logo que a razão era porque uma das variedades de beringela cultivada anteriormente era de cor branca, em vez da cor roxa que é actualmente mais comum.

Consultei a Wikipédia que refere que o nome original teria tido origem na Índia, de onde passou pelos persas, árabes e península ibérica onde gerou a palavra "beringela " em Portugal e "alberenjena" em Espanha, tendo desta última originado "aubergine", em uso em França, Reino Unido , Alemanha e outros países.

O termo "eggplant" é explicado pela imagen seguinte, retirada do artigo da Wikipédia acima referido

By Horticulturalist RJ - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=48026339

 

em que se vê uma beringela branca ladeada por dois ovos de galinha. A semelhança com um ovo de galinha do fruto da variedade de beringela de cor branca, no estado inicial do seu desenvolvimento, é a razão para usarem o termo "eggplant".

Quando fica madura a variedade branca deixa a forma de ovo ficando com a mesma forma da variedade roxa, actualmente mais comum, conforme se constata na imagem seguinte

By J.E. Fee - originally posted to Flickr as Three Types of Eggplant, CC BY 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=4033839





2022-08-02

Perspectivas sobre as pensões

 

Li na última página do jornal Expresso de 29 de Julho de 2022 o seguinte título: "Costa obrigado a brutal aumento de pensões". 

Trata-se de referência à existência da "lei 53B de 2006 que obriga o Governo a actualizar as pensões, de acordo com uma fórmula combinada que tem em conta os níveis de inflação e os valores do crescimento económico.

Não se trata portanto de um aumento real das pensões mas simplesmante de uma actualização considerando a inflação e a economia. As receitas do Estado têm aumentado ultimamente devido precisamente à presença da inflação.

O título noutra perspectiva poderia ser "Costa obrigado a evitar brutal redução de pensões".