Segundo contas rápidas desse artigo do NYTimes esta quantidade de nitrato de amónio equivale a 1.155 toneladas de TNT que produziria uma onda de choque capaz de destruir a maior parte dos edifícios num raio de 250 metros e estilhaçaria vidros num raio de 2 km.
A bomba não nuclear mais potente lançada por um avião dos EUA em 2017 (GBU-43 Massive Ordnance Air Blast) tem um poder explosivo de 9,35 toneladas de TNT.
Já a bomba que foi lançada em Hiroshima em 6/Ago/1945, há exactamente 75 anos, a mais fraca bomba nuclear usada num ataque militar até aos dias de hoje, equivalia a 15.000 toneladas de TNT.
Existem movimentos com o objectivo de eliminar todas as armas nucleares armazenadas no nosso planeta. O Global Zero é um desses movimentos.
Adenda: neste artigo da Wired, um especialista em explosões, através da análise dos vídeos disponíveis na net e de outras explosões que aconteceram noutras cidades tendencialmente portuárias, aponta para o nitrato de amónio, rejeitando a hipótese duma bomba construída para provocar uma explosão.
1 comentário:
Muito informativo.
Obrigado,
Eugenio Viassa Monteiro
Enviar um comentário