2019-07-03

Revalidar a Carta de Condução


Agora que neste ano vou fazer 70 anos passo a ter que revalidar a carta de condução de 2 em 2 anos.

É um bocado assustadora a entrada no clube dos septuagenários com a tomada de consciência do aumento, ou mesmo que por enquanto seja só o potencial de aumento, da nossa fragilidade.

E além disso mais esta chatice da revalidação da carta ano sim, ano não.

Nunca fui ao IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes), essa instituição tinha uma péssima imagem devido à existência de bichas enormes e demoradas para tratar da revalidação da carta. Até agora tenho sempre usado os simpáticos serviços do ACP (Automóvel Club de Portugal) que tratava por nós da papelada de forma sempre eficiente e que agora até disponibiliza possibilidade de consulta médica associada à revalidação.

Comecei o processo por consulta à minha médica de família que me passou na hora um Atestado Médico confirmando que estou apto para a condução de veículos. Deu-me na altura o documento em papel mas informou-me que bastava o número do documento pois ele já estava disponível para as entidades públicas relevantes para o seu efeito.

Um amigo disse-me que nas lojas do cidadão tratavam do assunto não sendo necessário esperar muito, pelo que me dirigi a uma dessas lojas. Cheguei às 10:30 e às 11:00 ainda não tinha sido atendido, pelo que decidi regressar a casa e tentar a via internet de que ouvira falar.

O site do IMT é de fácil acesso, sendo aqui o sítio onde se inicia o contacto via internet para a revalidação da carta:


Depois de uma interacção inicial para confirmar os meus dados pessoais e o meu e-mail, no meu caso usei a mesma identificação que para a Autoridade Tributária, e de autorizar o uso da foto do Cartão de Cidadão para a Carta de Condução, passei à fase dos pedidos.

Na página dos pedidos estava a informação que já dispunham do Atestado Médico necessário para a revalidação da carta! A administração pública mostrava um grau de integração espantoso para um cidadão pouco habituado a ver informação fluir desta forma de um ministério para outro ministério.

A interacção correu muito bem, resposta rápida da aplicação, tudo bem apresentado, fiquei aliviado por me bastar usar esta aplicação de 2 em 2 anos para revalidar a carta sem sequer sair da casa.

O pagamento da revalidação, actualmente 13,50€, só está garantidamente disponível no Multibanco passadas 24 horas. Será algo a melhorar nos próximos tempos, seria mais prático que se pudesse pagar logo.

Acho que estas são as verdadeiras Reformas Estruturais, evitar que o cidadão perca tempo e dinheiro em engarrafamentos e filas de espera em vez de trabalhar, descansar ou divertir-se.





1 comentário:

JMiguel disse...

Mais um post útil e generoso! Fico alertado para o que me espera ,,,
Se me tivesses contactado (melhor, se tivéssemos almoçarado) terias evitado a perda de tempo pois (da última vez, há 3 anos) renovei numa estação dos CTT sem grandes incómodos