2019-07-22

Bem haja Tsao-I Shih que ajuda a matar mosquitos!


Tsao-I Shih é o nome do natural de Taiwan que inventou o mata-insectos eléctrico que se vê na figura ao lado e que está protegido por patente (US Patent 5,519,963).

Tenho oferecido alguns destes dispositivos maravilhosos que electrrocutam mosquitos com facilidade e limpeza. Baseiam-se na existência de uma rede metálica a uma tensão contínua muito elevada (segundo a Wikipédia com valores entre 500 e 2750V DC). A obtenção destas tensões muito elevadas com circuitos electrónicos leves, pequenos e de baixo consumo deve ter sido o factor mais importante para a realização de uma raquete prática para esta função.

Ultimamente (nestes dias de Verão) tenho-as usado frequentemente para matar mosquitos, são excelentes nessa função pois além de os mosquitos se deixarem matar com mais facilidade evita-se ter que se limpar a parede dos restos mortais do mosquito e eventualmente um bocadinho de sangue da sua vítima mais recente. Tudo isto ainda enriquecido com o estalido sonoro da electrocussão!

Os mosquitos segregam um produto para facilitar a extracção do sangue quando picam e muitas vezes as pessoas que dizem não serem picadas pelos mosquitos têm é pouca alergia a esse produto. Não é o meu caso que só sosseguei quando conheci o Caladryl e agora o Fenistil, produto extraordinário que costumo ter sobre a mesa de cabeceira em zonas com mosquitos para aplicar e fazer desaparecer a comichão tão desagradável.
Dizem que estes aparelhos, embora muito eficazes para matar mosquitos dentro de casa, não resolvem o problema da transmissão de doenças perigosas nas zonas tropicais pois são quase inúteis ao ar livre. Mesmo assim considero-os muito úteis para o uso dentro de casa e durante o Verão fico muito grato ao inventor Tsao-I Shih deste aparelho maravilhoso!



Sem comentários: