2011-03-01

Maluda, Janela 38 (Elevador da Bica) de 1997 e Jyllands-Posten

Outra janela perfeita, impossível de fotografar, com os azulejos formando uma imagem contínua sem as imperfeições da adjacência das pequenas peças.

A geometria parece perder um pouco da sua perfeição apenas na zona dos reflexos, desta vez é o próprio Elevador da Bica que aparece, com a imagem perturbada por aquelas rendas pesadas usadas nalgumas janelas.

À semelhança doutros reflexos destas janelas da Maluda, este também foi captado por um observador invisível, na vida real o "fotógrafo" deveria também aparecer no reflexo da janela.


Esta imagem vem neste livro, que já referi em post anterior.

Entretanto a ausência de reflexo do fotógrafo no reflexo duma janela fez-me lembrar esta foto que tirei à janela das instalações do jornal dinamarquês Jyllands-Posten na praça Kongens Nytorv em Copenhaga. É provável que a minha ausência no reflexo, em que aparece o Magasin du Nord, se deva a ter tirado a foto com um telemóvel mais antigo em situação de falta de luz, mas não deixei de me surpreender com a minha aparente invisibilidade.


Foi neste jornal que apareceram as 12 caricaturas do Maomé, que tanta celeuma então causaram. Os meus colegas do Magrebe consideraram tal publicação como uma provocação desagradável e desnecessária, que foi também o que me pareceu na altura.

Sem comentários: