2010-05-17

Competitividade

As infraestruturas de transportes são muito importantes para a competitividade de um país. Mas também a organização do território e a qualidade dos transportes públicos.

Na Wikipédia dizia que Teerão é uma cidade com 7,7 milhões de habitantes, o guia falou em 15 milhões (estes valores dependem da área que se considera), o que corresponde mais ou menos aos 20% dos 70 milhões de iranianos, uma proporção semelhante à de Lisboa em relação a Portugal ou de Londres em relação ao Reino Unido.

Nesta imagem vê-se uma parte do mar de casas que constitui a cidade de Teerão

que tem vias rápidas com margens magnificamente ajardinadas e aparentemente espaçosas mas não o suficiente para acomodar o tráfico automóvel muito intenso

onde predominam os Peugeots, fabricados no Irão sob licença. Uma pessoa é levada a supor que a estadia do aiatola Khomeini em França, na situação de exilado, terá tido algumas compensações.

As vias rápidas estão saturadas mas também as ruas mais interiores como esta

O parque automóvel não tem idade excessiva, vêem-se relativamente poucos veículos de duas rodas em Teerão mas, como se constata nas duas imagens, não se vêem muitos autocarros de transporte de passageiros. Como as 4 linhas de metro são insuficientes, os engarrafamentos consomem uma boa parte do tempo dos habitantes de Teerão, numa situação aparentemente bastante pior do que a existente em Lisboa.

Foi nestes engarrafamentos que notei pela primeira vez que as matrículas dos automóveis tinham uns caracteres esquisitos que eu era incapaz se identificar como algarismos. Dado que no Magrebe, na Índia e mesmo na China tinha sempre encontrado algarismos idênticos aos usados no Ocidente e visto que o conceito de numeração decimal foi introduzido na Europa pelos árabes que o tinham trazido da Índia, julguei que estes símbolos fossem universais.

Afinal não é o caso, como se constata nesta tabela

retirada daqui. Mas os vendedores tinham máquinas de calcular com os algarismos “europeus”.

1 comentário:

Anónimo disse...

E armas?Ve-se muitas nas ruas?Sempre que celebram qualquer coisa veem para a rua disparar por isso é possivel que sejam visiveis nos carros..