2018-09-30

Plantas em canteiros algarvios


Desta vez não sei quais os nomes das plantas que passo a mostrar, primeiro esta que me surpreendeu porque de cada nó saem 10 folhas:



e ao pé dela estavam estas florinhas de um magenta praticamente puro, apenas com vermelho e azul, praticamente sem verde, como pude constatar medindo os componentes RGB (Red, Green, Blue) num programa de processamento de imagens



Depois concentrei-me apenas em 4 flores, onde também se constata que as folhas da planta são carnudas, para sobreviverem às secas algarvias




e depois numa flor única




2018-09-27

Sobre o roubo em Tancos


Apreciei o texto do Daniel Oliveira sobre os desenvolvimentos recentes, com a constituição de arguidos incluindo o director da Polícia Judiciária Militar, no âmbito da investigação do roubo de material militar em Tancos, que apareceu no jornal Expresso e de que destaco:

«...
Se as coisas são o que parecem, não é o crime que virá a envergonhar as Forças Armadas. Não é sequer a insegurança. É o ridículo. Havia um tipo que tinha gamado umas armas, coisa sem importância. Mas aquilo, vai-se lá saber porquê, apareceu na televisão. Ele assustou-se e quis desfazer o erro. Como o ladrão era um ex-militar, tinha um amigo na GNR que falou com outro que conhecia um gajo lá na PJM. E trataram de devolver tudo e até mais um bocadinho, que um homem perde-se no inventário. Isto é o que parece mas não pode ser, porque transformava a nossa tropa numa anedota

...

Porque sem elas a Justiça está condenada: só há Justiça com democracia e só há democracia com instituições fortes. Assim sendo, a única coisa que se exige é ponderação e bom-senso. Os cuidados da procuradora-geral, ao fazer um contacto prévio com o ministro da Defesa, fazem-me acreditar que desta vez alguém percebeu isso. Até porque suspeito que no fim o ridículo de toda esta história será tão grande que é melhor dar aprumo ao que não tem aprumo nenhum. Já nem a roubar há disciplina.
»


Mar visto dos Três Irmãos





Mar visto de falésia em 27/Jul/2018 junto da praia dos Três Irmãos na freguesia de Alvor do concelho de Portimão, avistando-se a Ponta da Piedade ao fundo.

2018-09-22

A cidade subterrânea (Ben Wiseman)


Vi esta imagem na New Yorker, foi feita por Ben Wiseman, um jovem "illustrator" (ilustrador, desenhador, artista gráfico, não sei qual o termo português mais frequente) e gostei imenso da caracterização quer do ambiente técnico quer dos variados tipos de pessoas que utilizam o metro de Nova Iorque.



Constato mais uma vez que as cores sólidas dos guaches chegam para caracterizar uma situação com muita complexidade.


2018-09-19

Aldo Andreolo


Houve uma altura em que comprava postais nos quiosques, nas livrarias e nos museus, sobretudo quando estava em viagem, quando via imagens de que gostava.

Julgo que agora compro postais mais raramente, provavelmente por pensar que poderei rever a imagem na internet.

Comprei o postal "La Venexiana", que mostro a seguir, na Inglaterra há mais de 20 anos


de longe em longe vejo-o ao passar num meu álbum de postais, talvez aprecie que poderia ter sido pintado a guache pois tem cores sólidas, aparentemente sem sombras, se bem que as madeiras tenham várias tonalidades conforme estejam ao sol ou à sombra.

Os tons pastel e a composição minimalista parecem adequados a Setembro, um mês tranquilo no Algarve.

Ontem tirei esta foto do postal e fui à procura de quem era  o autor. Trata-se de um artista italiano de Veneza, tem biografia e foto aqui.


2018-09-17

Joana Marques Vidal


Agora que se intensifica a pressão da direita para a recondução da Joana Marques Vidal, fui formando uma opinião que coincide praticamente com a do Daniel Oliveira, designadamente quando refere a fragilização de futuros procuradores que terão a tentação de agradar ao poder político para obterem um segundo mandato.

Acho curiosa a alegação de que finalmente se dá luta contra os poderosos, lembro-me que antes desta procuradora atacaram a Leonor Beleza, num processo aliás vergonhoso, a propósito da aquisição de sangue contaminado, o Oliveira e Costa a propósito do BPN, Jardim Gonçalves e administradores do Banco Comercial Português sem grandes resultados, prenderam Costa Freire, um secretário de Estado da Saúde, Isaltino Morais como autarca de Oeiras, acusaram Carlos Melancia e outros no caso dos faxes de Macau, Pinto da Costa e Valentim Loureiro na operação Apito Dourado, lançaram suspeitas sobre dirigentes do PS no caso Casa Pia e outros que sei que existiram mas que não me ocorrem imediatamente.

Parece-me que a referência à luta contra os poderosos não passa de um eufemismo para a prisão preventiva do Sócrates, sobre cuja actuação tenho agora grandes suspeitas, continuando contudo a considerar iníqua a sua prisão preventiva e pouco recomendável a condução do processo até à produção final da acusação.

Dá-se o caso de constituirem como arguidos agora Ricardo Salgado e outros do BES e administradores da Portugal Telecom. O descalabro do BES e da PT, pela sua dimensão, requeririam sempre um inquérito, procuradores anteriores também constituiram arguidos administradores de bancos. Processos contra Benfica e Sporting sucederam-se a processos contra Porto e Boavista.

Quanto à pena de prisão efectiva para Duarte Lima não consigo deixar de pensar que os processos que corriam contra ele ficaram mais céleres quando apareceram fortes indícios de ser responsável pelo assassínio duma mulher no Brasil.

E a actual procuradora não conseguiu por termo às violações sistemáticas do segredo de justiça alegando mesmo que as penalidades existentes na lei para esse tipo de crime não impunham prioridade ao seu tratamento.

Veremos como terminam os processos em curso. É natural que os poderosos se consigam defender melhor do que os que estão longe de qualquer poder mas ainda não se viram os resultados finais de muitos processos importantes iniciados por vários procuradores durande o mandato da actual procuradora.

Parafraseando o jornal "El Pais", sobre a extensão da duração dos julgamentos por medidas dilatórias, "em Portugal cá se fazem cá se pagam, desde que se goze de boa saúde... "


2018-09-16

Ana Miralles


A referência no post anterior ao livro “A cidade subterrânea” de David Macaulay, um livro composto de páginas quase exclusivamente com desenhos, e uma reordenação de algumas prateleiras nas estantes de casa lembrou-me a existência de uma banda desenhada, que comprei já depois do ano 2000, intitulada Djinn, desenhada pela espanhola Ana Miralles com texto de Jean Dufaux.

A série interessou-me pelos desenhos das capas, pelos desenhos no interior e pelos ambientes exóticos. A história ao princípio enigmática, revelou-se muito fraca e comprei vários números por causa apenas da qualidade dos desenhos.

Publicaram um volume “hors-série” intitulado “Djinn / Ce qui est caché » referido numa crítica ao conjunto da série, crítica essa com que concordo no geral.

Aqui está a capa desse volume



e um detalhe da figura



2018-09-14

A cidade subterrânea


Hoje ao passar na Rua de Entrecampos, ao pé dum edifício da EPAL, adjacente à estação ferroviária de Entrecampos, encontrei uma cova com alguma dimensão onde estavam a instalar, entre outras coisas, o que me pareceu ser uma válvula numa conduta de água

em que no lado direito está uma garrafa de água de 1,5L que dá uma ideia da escala.

Achei curioso pintarem com cores diferentes as diversas peças do conjunto, parece inútil para um equipamento que vai ficar enterrado. Conjecturei que talvez facilitasse as instruções de montagem e que no futuro, quando escavarem para chegar a este equipamento a presença da côr, se ainda persistir, ajudará a identificar qual o componente que está a ser descoberto.

Tirei ainda outra foto do mesmo conjunto


ficando a pensar que a escala de objectos, como neste caso uma válvula, influencia bastante a sua forma, mesmo que tenham função idêntica de controlo do fluxo da água.

Lembrei-me também do livro "A cidade subterrânea" de David Macaulay, livro interessantíssimo com umas perspectivas espectaculares em que a terra aparece transparente, que referi aqui e cuja capa mostro a seguir



Uma pessoa por vezes esquece-se da existência de infraestruturas muito importantes que não estão à vista e concentra-se quase exclusivamente nas novidades da internet

.

2018-09-12

Como pintar


Tenho continuado a ler de vez em quando a revista "The New Yorker", gosto dos textos e também das ilustrações.

Esta imagem apareceu recentemente num dos números da revista



provavelmente sobre a embrulhada em que os ingleses se meteram votando num referendo que queriam sair na União Europeia.

Mas o que me seduziu foi o resultado tão "realista" de um conjunto aparentemente tão arbitrário de manchas de cor espalhadas  pela tela. Por exemplo não percebo o que estão a fazer a mancha vermelha ao pé de um dos olhos e as manchas cor-de-laranja ao pé do outro olho, já para não falar do verde-mar ao pé do nariz. Contudo identifico com grande facilidade a Theresa May.

Compreendo que isto será provavelmente o resultado de muitos anos de treino mas gostaria que me tivessem ensinado algumas técnicas que após algum treino me permitissem desenhar uma figura humana que pudesse ser identificada e que revelasse uma de várias emoções possíveis.

Na disciplina chamada "Desenho" que tive no liceu, os professores limitavam-se normalmente a dizer para pintarmos alguma coisa classificando depois o talento de cada aluno.




2018-09-06

Malva cheirosa


Tenho andado intrigado com um gel de banho da Nívea cujo cheiro muito aprecio e que dizia ter na sua composição malva.

A malva ou gerânio ou sardinheira que eu conhecia por estes 3 nomes cuja foto encontrei neste sítio



tinha um cheiro que me desagradava e que não tinha nada a ver com o do gel referido.

Hoje finalmente mostraram-me esta planta que fotografei



e que me disseram chamar-se Malva Cheirosa (Pelargonium graveolens). Esfregando uma folha na mão reconheci o cheiro semelhante ao do gel que referi!

Pelo que diz na Wikipédia, onde referem muitas variedades, cada uma com o seu cheiro, sob o mesmo nome de "Pelargonium graveolens" constato mais uma vez que a botânica não é para principiantes.