2020-06-22

A Acedia segundo S. Tomás de Aquino


A propósito dum presumido suicídio recente dum actor muito popular em Portugal o jpt (José Pimentel Teixeira) escreve no Delito de Opinião sobre a depressão como doença e não como distinção de qualidade perante outros mortais.

Recorda também nesse postal um texto que escreveu no blog ma-chamba sobre a acedia segundo S.Tomás de Aquino de que mostro o início

« Tomás de Aquino foi clarividente no seu século XIII, quando decidiu denunciá-la como um dos sete pecados capitais, assim pérfida fonte de um sortido de vícios. Falo da acedia, aquela “certa tristeza”, o torpor acabrunhante que algema os seus padecentes à inactividade, a uma estupefacção constante, no limite até à autofagia. Dela brotam os tais vícios, seus efeitos, entre alguns outros o rancor, a amargura, a timidez, e aquele que mais temo, o da divagação da mente, essa que se traduz na inconstância, na verborreia, na mera curiosidade, na instabilidade. Sistematizo, a improdutividade. Diletante.
... »

recomendando a leitura completa.

A imagem ao lado, que é referida por exemplo aqui, é um retrato (naturalmente póstumo) de S.Tomás de Aquino (1225-1274) pintado por Sandro Botticelli (1444-1510).

Sobre a procura da felicidade escrevi este post.


1 comentário:

jpt disse...

Obrigado pela referência. Um "abraço" (aliás, cotovelada) deste vizinho