2021-11-23

Pôr-do-sol na Praia da Rocha

 
Há muitos anos que reparei que o Sol se punha em sítios diferentes de acordo com a época do ano. Claro que uma pessoa aprende isto na escola mas quando não se está em férias o sítio atrás do qual o Sol se põe pode não estar visível no sítio onde se trabalha ou na parte da casa de onde isso é visível. Se o Sol desaparece cedo por trás de um prédio próximo pode-se considerar que o pôr-do-sol não é visível.

Na Praia da Rocha, quando a  Fortaleza no fim da Av. Tomás Cabreira ainda tinha uma esplanada com mesas e cadeiras costumava haver lá gente ao fim da tarde, que aproveitava a ocasião para ver o pôr-do-sol.

No passado dia 12/Nov o Sol pôs-se quando eu estava na avenida, entre a última casa do lado do mar e a Fortaleza e aproveitei para tirar esta foto (às 17:26)


 
de que mostro a seguir um detalhe


 
em que se constata que visto deste sítio, nesta altura do ano, o Sol se põe sobre o mar, à esquerda do fim da linha de costa, que neste caso corresponde à Ponta da Piedade, ao pé de Lagos.

Durante o Verão o Sol põe-se muito mais para a direita, em cima da linha de terra onde se situa a cidade de Lagos.

Pensei em fazer uma verificação breve do azimute do Sol na altura do pôr-do-sol em Portimão, e googlando (como calcular azimute do por-do-sol) fui dar a este sítio intitulado Sun Earth Tools.

Na caixa “Pesquisa” coloquei “Portimão”, estava Ano=2021, Meses=11, Dia alterei para 12, Time zone mudei de GMT-1 para GMT 0 (Greenwich Meridian Time), dado que estamos na hora de inverno em 12/Nov. Carregando no botão azul “executar” obtive que o sunset (pôr-do-sol) foi às 17:26:23 e que o azimute foi 248º.


 As coordenadas que este sítio da net considerou para Portimão estarão provavelmente no centro geométrico do concelho, como se vê na figura essas coordenadas estão fora da cidade


O “Untitled Placemark” foi o sítio onde tirei a foto do pôr-do-sol, com as coordenadas mostradas na figura seguinte:


 Medi a distância entre estes dois locais que deu 10km. O azimute do pôr-do-sol deve ser muito parecido em ambos.

Depois medi o azimute do local da foto para a Ponta da Piedade usando a ferramenta “Régua” (ruler), tendo obtido 250.80 graus


tendo a seguir marcado o azimute de 248º calculado no sítio Sun Earth Tools para o pôr-do-sol em Portimão


constatando que o cálculo do sítio “Sun Earth Tools” corresponde qualitativamente ao registado na foto, o Sol nesse dia, para um observador na Av. Tomás Cabreira, pôs-se no mar, um pouco à esquerda da Ponta da Piedade.





5 comentários:

João Brisson disse...

Todo o trabalho feito para obter a posição e a hora da fotografia era desnecessário pois, se a foto foi obtida com um telemóvel, toda esta informação está contida no ficheiro da foto.
Por seu lado, o Sun Earth Tools aceita a introdução das coordenadas de localização tal como o telemóvel informaria, isto é, em graus decimais e não em graus minutos e segundos, notação esta caída em desuso por ser menos precisa.
Não era pois necessário introduzir a localização por texto ("Portimão").
Finalmente, convertendo a localização dada pelo Google Earth em graus decimais e introduzindo-a no Sun Earth Tools obter-se-ia o valor de 247,98º para o azimute.

João Brisson disse...

Completando o comentário anterior...
1) Os valores das coordenadas e data/hora da fotografia podem ser consultados no próprio telemóvel.
2) O Google Earth permite mudar a notação por omissão em que são apresentadas as coordenadas de um local, não solicitando a graus, minutos e segundos unicamente. Ver preferências.

jj.amarante disse...

Olá João, a hora da fotografia foi obtida lendo o campo "date taken" no ficheiro criado pelo telemóvel quando tirei a foto.

Quanto às coordenadas geográficas do telemóvel, quando a foto foi tirada, elas não existem no ficheiro referido porque normalmente tenho o serviço de localização desligado, apenas o ligo quando é indispensável como quando utilizo Apps para pagar estacionamento ou quando preciso duma orientação, o que é muito raro pois uso o GPS do carro. Lembro-me que uma vez usei o Google Maps para me orientar como peão nas ruelas de Lagos.

Mas depois de ler o teu comentário liguei a Localização nas Definições e tirei uma foto, constatando que as coordenadas ainda não existiam na informação da nova fotografia. Ao ligar a Localização tinha aparecido uma lista de aplicações candidatas a usar a informação respectiva e vi depois que a Câmara estava no estado "Nunca" (aceder a Localização). Mudei-a temporariamente para "Ao usar a aplicação", tirei outra foto e desta vez as coordenadas ficaram no ficheiro contendo a imagem. Seria mais prático usar esta possibilidade mas neste caso tão pouco foi difícil marcar aproximadamente no Google Earth o sítio onde a foto foi tirada.

Tens razão quando dizes que seria mais fácil e mais exacto introduzir as coordenadas do local da foto na aplicação Sun Earth Tools. Contudo, como o azimute do pôr-do-sol variará muito pouco dentro do concelho parece mais verificável usar a palavra "Portimão" e verificar depois as coordenadas utilizadas. Ou então, mais simples de teclar do que as coordenadas no formato grau, minuto, segundo.

Concordo que a forma "grau seguido de uma parte decimal para os minutos e segundos" será mais prática para copiar & colar mas duvido que seja mais exacta. Além disso, nas necessidades que tenho tido o decâmetro é uma precisão mais do que suficiente.

O valor de 247,98º que obtiveste na aplicação Sun Earth Tools para o azimute do pôr-do-sol no local onde tirei a foto confirma ser muito parecido aos 248º que obtive para o azimute observável no centro do concelho de Portimão a uns 10km de distância.

Obrigado pelos teus comentários com sugestões de melhoria e pela oportunidade de explorar um pouco mais as incontáveis possibilidades destes telemóveis modernos.

João Brisson disse...

Olá Zé Júlio

Concordo contigo mas há dois pontos que gostaria de comentar.

1) Dizes que coordenadas expressas em graus, minutos e segundos são mais precisas. É precisamente o contrário. Os graus decimais, com 4 casas decimais e o mesmo número de dígitos que a notação em graus, minutos e segundos, já são mais precisos.
Basta lembrar que um segundo tem a representação decimal de 0,00027778.
Também não existe problema de representação do valor decimal desde que os processadores passaram a ser de 64 bits.

2) Não faz sentido ligar manualmente a opção "Ao usar" antes de usar uma app como as apps de estacionamento pago e depois, novamente manualmente, desligar essa opção. Idem para a opção "Sempre". A opção "Ao usar" destina-se a evitar esse trabalho manual, incómodo e repetitivo, garantindo mesmo tempo a manutenção da privacidade.

jj.amarante disse...

1- Eu não disse que as coordenadas clássicas eram mais precisas, tinha apenas "dúvidas que fossem menos precisas" mas considerando, como implicitamente referes, que introduzem adições de números de grandeza bastante diferente inclino-me agora mais para a tua tese.

2- Faz realmente mais sentido ter a opção "Ao usar", à semelhança do que eu já tinha para, por exemplo as apps de estacionamento. Vou continuar a ter a Localização normalmente desligada.