2021-09-22

Ciclista do pão


Recebi num e-mail um ficheiro com um video em que um ciclista aparentemente kamikaze se movia numa rua com um tráfego automóvel intenso, deslocando-se contra o sentido único desssa rua, com uma estrutura em madeira servindo de suporte a muitos pães apoiada na sua cabeça.

Tive curiosidade em descobrir de que cidade se tratava tendo reparado que:
- havia várias mulheres com hijab, e via-se escrita árabe nalguns letreiros
- aos 19 segundos do video (00:19) aparece uma loja com um letreiro dizendo que são instalações do "Banque du Caire", adjacente a uma loja "Papion" conforme imagem seguinte


 - no Google Maps fui para o Cairo onde aparecem muitos sítios com o "Banque du Caire". Lojas "Papion" são menos frequentes, vi uma marcada como restaurante e outra como loja de roupa (ou malas) na rua Talaat Harb, como consta nesta imagem do Google Maps



Infelizmente no Cairo as vistas de rua (street views) são muito limitadas pelo que não existia aqui a possibilidade de confirmar este local.

Fui então ao Google Earth na esperança que alguma fotografia nele existente confirmasse que o video se passava na rua indiciada.

A loja Papion também constava no Google Earth como se vê na imagem seguinte sobre esta zona do Cairo


e dado que existia uma fotografia tirada no ponto mais a Sul da praça Talaat Harb chamei essa foto onde mostra este prédio


que reconheci numa imagem inicial do video que tenho estado a referir e que mostro aqui:


Googlando (Bread delivery in Cairo by cyclist video) cheguei finalmente ao link do sítio do vídeo que recebera em formato .mp4.


Numa busca prévia com um inglês mais desajeitado no Google (movie of cyclist transporting bread in Talaat Harb street in Cairo) cheguei a este artigo neste sítio https://www.dailytravelphotos.com/archive/2010/10/15/ onde referem tratar-se de uma actividade frequente para ultrapassar os numerosos engarrafamentos de trânsito no Cairo.

Vi na wikipédia que Talaat Harb (1867-1941) foi um importante empresário egípcio.

1 comentário:

JMiguel disse...

Grande detective!
Mais uma pérola no teu blog
Obrigado