2021-01-15

Joao Cutileiro (1937-2021)




Faleceu  no dia 5/Jan o escultor João Cutileiro. Dele recordo de há muitos anos a estátua do D.Sebastião que foi inaugurada na cidade de Lagos em 1972 (ou 73), criando algum escândalo pela sua irreverência em relação aos cânones clássicos, para mais ainda no regime pré-25 de Abril.


Dizia-se na altura que tentava transmitir a ideia dum rei-menino que fez uma expedição imprudente e desastrosa a Marrocos tendo o exército português sido derrotado na batalha de Alcácer~Kibir em 1578 onde o rei desapareceu.


O escultor continuou a fazer esculturas juntando diversos tipos de pedra numa mesma obra, trabalhando directamente as pedras com ferramentas eléctricas, sem recurso a moldes de gessso.


Fui buscar a imagem do D.Sebastião a este sítio.



 

Fez muitas esculturas com formas femininas como exemplifica esta imagem do escultor com algumas das suas obras publicada no jornal Expresso   )


 


Vejo com alguma frequência o Lago das Tágides no Parque das Nações, situado entre o Pavilhão Atlântico e o rio Tejo de que mostro uma parte a seguir. 




Fez muitas obras como estas em que há uma espécie de redução das três dimensões para apenas duas, sendo as obras constituídas por peças limitadas por dois planos paralelos constituindo uma laje, cortadas com uma espécie de serra de recortes.  Fazem-me lembrar  figuras de Banda Desenhada

De uma forma geral gosto de ver as obras deste escultor, com a excepção do monumento alegadamente dedicado ao 25 de Abril, instalado no topo do parque Eduardo VII, e que não tem literalmente nem pés nem cabeça.

Sem comentários: