2020-12-21

Ballet Maurice Béjart e a Nona Sinfonia de Beethoven


Tenho um gosto moderado pelos espectáculos de ballet, uma forma de dança em palco com origem na Itália renascentista e que se foi codificando na Europa a partir de música “erudita”.

No século XX apareceram formas mais livres que, sendo tributárias das convenções clássicas, introduziram novidades “inadmissíveis” nas normas então existentes.

Um dos coreógrafos inovadores do século XX foi o francês Maurice Béjart (1927-2007) que se iniciou como bailarino, tendo fundado a companhia Ballet du XXe siècle em 1960 em Bruxelas que se “transformou” em 1987 em Béjart Ballet em Lausanne na Suíça.

Na minha memória ficou um incidente ocorrido em Portugal em Jun/1968, relatado assim no jornal Açoriano Oriental na edição de 22/Nov/2007:

«...
Maurice Béjart estava em Portugal a convite da Fundação Gulbenkian e no final do espectáculo "Romeu e Julieta", a 6 de Junho de 1968, subiu ao palco para anunciar a morte do pré-candidato às presidenciais norte-americanas Robert Kennedy, assassinado em Los Angeles.
Aproveitou também para homenagear as vítimas de todas as ditaduras.
"Robert Kennedy foi assassinado... Foi vítima da violência e do fascimo(...) Como todos os que estão aqui esta noite, somos contra as ditaduras...Peço um minuto de silêncio", terão sido as palavas do bailarino, recordadas pelo Diário de Lisboa em 1974.
Com o Coliseu ao rubro, a assistência aplaudiu durante 20 minutos.
Pouco depois, a PIDE foi buscar Béjart ao hotel onde se encontrava hospedado e expulsou-o do país. Foi deixado num posto fronteiriço espanhol, num "sítio deserto", segundo o próprio.
...»

Quando vi nas sugestões do João Miguel :
Sexta-feira, dia 18 às 8h40, na Mezzo, La Neuvième Symphonie (coreografia de Maurice Béjart, 2014; NHK Hall Tokyo) (84’),
fiquei curioso com o “atrevimento” de coreografar esta sinfonia e fui ver.

Gostei imenso do espectáculo que me pareceu fiel ao espírito da sinfonia. Pela minha parte dispensei um monólogo no início do espectáculo que dura 7min. 50 seg. E mais não me atrevo a dizer, recomendando que aproveitem esta realização de 2014 nos estúdios da NHK, estação japonesa de televisão.

Para quem não tem box poderá aceder via internet ao mesmo programa que está no Canal Arte disponível de 04Dez2020 até 12Mar2021:





Sem comentários: