2020-10-18

Projectos inovadores


Cheguei por acaso ao filme que enquadra e resume de forma que me pareceu competente a vida do avião Concorde, desde o arranque do projecto até à decisão de retirar de serviço os Concordes que ainda voavam.

Quando concluí o curso no IST em 1971 tinha-me inscrito na IAESTE para fazer um estágio de um mês na Aerospatiale em Toulouse.

Foi uma experiência muito interessante se bem que tecnicamente limitada pois, dada a curta duração do estágio, deram-me apenas alguns relatórios técnicos sobre sistemas de controlo do Concorde para ler e fazer posteriormente um relatório resumo.

 No mesmo edifício existia um corredor com um número apreciável de salas para reuniões, onde confluíam técnicos de várias nacionalidades europeias para desenvolver o projecto do avião AIRBUS, que tanto sucesso tem tido.

 O local de trabalho era um "open space" grande, proporcionando uma primeira impressão do ambiente de trabalho de uma grande empresa. Mas o melhor é ver o filme.

Why You Couldn’t Afford To Fly Concorde (13:42)

 

Depois fui surpreendido por este hidroavião mastodôntico russo, protótipo de um aparelho que planava a poucos metros de altura da água, sobre uma almofada de ar, pretendendo substituir os hidrofoils e que não passou da fase de protótipo

What Happened To Giant Ekranoplans? (10:55)

 

O terceiro filme chamou-me a atenção por ter ouvido falar nos anos 80 do século passado das dificuldades que os ingleses tiveram em colocar em funcionamento nos anos o APT (Advanced Passenger Train), um combóio projectado para percorrer linhas férreas existentes, com curvas apertadas, a velocidades próximas dos 200km. O combóio inclinava-se nas curvas para evitar que os passageiros fossem "projectados" contra a parede do lado de fora da curva. A ideia era boa, o protótipo não foi fiável, acabaram por vender as patentes a uma companhia italiana que vendeu posteriormente para a Grã-Bretanha vários Pendolinos que funcionaram muito bem. Julgo que o Alfa pendular tem a mesma origem.

Em 2007 passei pela estação de Padington em Londres e então surpreendeu-me o cheiro a gasóleo existente na estação. Constatei que o cheiro se devia a combóios a diesel ainda usados em Inglaterra, enquanto no resto da Europa (pelo menos na Europa Central) estava tudo electrificado há muitos anos. Vi agora que a linha "Great Western Railway", que liga Londres a Bristol teve a sua electrificação finalmente concluída em Janeiro/2019, num projecto com 4 anos de atraso e um custo de £2.8bn!

This Train Made Passengers Sick: The APT Tilting Train Story (10:59)

 

No último filme desta série mostra-se como a China construiu uma rede de combóios de alta velocidade com uma extensão comparável à de todas as redes deste tipo existentes no resto do mundo

Why China Is so Good at Building Railways (12:12)

 

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