2020-04-15

Testes de detecção do Coronavírus em Portugal


Depois de ultrapassadas algumas dificuldades durante parte do mês de Março/2020 na realização dos testes de detecção da presença do vírus que provoca a doença COVID-19, a que se seguiram acusações de que se estaria a fazer um racionamento dos testes, racionamento esse que explicaria porque não tínhamos mais infectados, de alguns dias a esta parte passou a ser publicado o número acumulado de testes realizados.

Hoje, dia 2020-04-15 cerca das 17:00 tirei um "instantâneo" do sítio https://www.worldometers.info/coronavirus/#countries, após ter seleccionado a Europa e ordenado por valor decrescente da coluna "Tests/1M pop" (Testes acumulados desde início da pandemia/ milhão de habitantes).

Depois editei a foto retirando países e territórios com menos de 1 milhão de habitantes, fáceis de detectar pois são aqueles em que o "Total tests" é inferior ao "Tests/1M pop".



Constata-se que na Europa Portugal, com 18798 testes por milhão de habitantes, tem um honroso 4º lugar na tabela, a seguir à Estónia, Noruega, e Suíça, afastando completamente o meu receio que os nossos casos estivessem subestimados por estarmos a fazer menos testes do que os nossos  parceiros europeus. Constato também que estamos mesmo à frente da Alemanha, país de que se dizia que estavam a fazer imensos testes.

Ao nível do planeta nesta data e considerando os países com mais de 1 milhão de habitantes apenas os Emirados Árabes Unidos, o Bahrain e o Qatar fizeram mais testes por milhão de habitantes do que Portugal, o que nos deixa no 7º lugar em todo o mundo. Os EUA fizeram até agora cerca de 9500 testes por milhão de habitantes.

Sem comentários: