2020-01-17

Visco


Quando fui a Viena há uns anos (em 2013) fui surpreendido por estas coisas nas árvores



que julguei serem ninhos de aves, embora me fizesse impressão o tamanho respectivo, não conseguindo imaginar quais seriam as aves com necessidade de ninhos destas dimensões.

Finalmente, ao ver umas formas parecidas numas fotos que a Helena  tirou durante um nascer do Sol em Berlim neste post de que mostro foto 9 (de 12)



nos comentários do post a Helena esclareceu-me que não eram ninhos mas uma planta parasita designada por Viscum Album que em português se chama “visco” e em francês “gui”.

Além de esclarecer que se tratava de uma planta e não de um ninho, fiquei também a conhecer o aspecto do “visco”, ingrediente essencial para a poção mágica que aumentava imenso a força de quem a bebia, preparada na aldeia do Astérix pelo druida Panoramix.

Nesta tira o druida informa que a composição da poção é secreta, passando apenas de boca de druida para orelha de druida, apenas podendo revelar dois ingredientes da poção, o visco que é essencial e um lavagante que, não sendo essencial, melhora o respectivo sabor.



Foram dois coelhos de uma só cajadada, como se costumava dizer.

1 comentário:

Helena Araújo disse...

Quando vim viver para a Alemanha esse visco também atraiu a minha curiosidade.