2019-12-09

Manufactura dum Jogo Hex


Conheci este jogo na Dinamarca em 1971 quando na viagem de fim-de-curso do IST um colega o comprou em Copenhaga. Na Wikipédia refere dois autores independentes:

«
O jogo foi inventado pelo matemático dinamarquês Piet Hein, que o introduziu em 1942 no Instituto Niels Bohr. Foi independentemente re-inventado em 1947 pelo matemático John Nash na Universidade de Princeton.
»


A configuração mais frequente é com 11x11 casas, quem joga primeiro tem vantagem que se desvanece com o aumento do número de casas. O jogo tem uma característica interessante de não admitir empates o que torna equivalente a melhor defesa ao melhor ataque. Portanto, não é preciso um "killer instinct" pois quem se contenta em se defender dos ataques do adversário está a construir uma linha que sendo a melhor barreira ao avanço do outro é ao mesmo tempo a melhor linha de ataque.

Mandei fazer há muitos anos um tabuleiro de madeira com furos, à semelhança da versão dinamarquesa,  mas nesse tempo não existia Excel e existiam marceneiros a custos razoáveis. Pensando dar uma vantagem mais pequena a quem inicia o jogo, na altura encomendei o tabuleiro com 13x13 casas em vez das 11x11 mais comuns, conforme se constata na foto respectiva:




Nos tempos que correm, com Excel e com marceneiros mais justamente remunerados, fiz uma ficheiro Excel para desenhar a estrutura de favo de mel e um ficheiro .pdf para a impressão respectiva. Ambos os ficheiros têm o nome "Hexagonos" e estão disponíveis neste sítio.

Depois de imprimir o ficheiro .pdf numa folha A3 de gramagem um pouco maior do que a do papel de  fotocópia numa loja do meu bairro (Loja de Fotografias, Rua Cidade Bolama, Nº 14-C 1800-079 Lisboa) comprei uma moldura de 30x40cm no AKI onde comprei também 70 porcas com furo de 8mm e largura exterior de 13mm. Precisei de cortar duas pequenas tiras de papel nos lados do papel A3 para caber na moldura. Depois derreti cera para dentro dos furos roscados de 35 das porcas para se distinguirem em dois conjuntos e fiquei a pensar que teria sido funcionalmente equivalente e provavelmente mais fácil encher os furos com plasticina em vez de cera.. Finalmente comprei no Tiger duas caixinhas de plástico com um conteúdo para aqui irrelevante.


Seguidamente coloquei o tabuleiro com um conjunto inicial de peças a fingir um jogo numa fase inicial e fotografei:
 




2 comentários:

Unknown disse...

E... Como se joga? Regras e... Truques... Obrigado.

jj.amarante disse...

As regras, retiradas deste sítio da Wikipédia https://pt.wikipedia.org/wiki/Hex_(jogo)#Regras são:

"Cada jogador tem uma cor, vermelho e azul ou branco e preto[1] sendo convencionais. Os jogadores revezam-se colocando uma pedra da sua cor numa única célula dentro do tabuleiro global de jogo. O objectivo é formar um caminho conectado das suas pedras que ligue os lados opostos do tabuleiro marcados com as suas cores, antes que o seu oponente conecte os seus lados de forma semelhante. O primeiro jogador a completar a sua ligação ganha o jogo. Os quatro cantos de cada hexágono das bordas pertencem a ambos os lados adjacentes"

Para estratégias ver no Google, pesquisando "Jogo HEX"