2019-12-29

Kintsugi


Em tempos comprámos na Finlândia umas flores estilizadas, de madeira com formas geométricas pintadas, e uma jarra de vidro de cor amarela e com uma forma irregular, lembrando a jarra (ou vaso) Savoy desenhada por  Alvar Aalto e por sua mulher Aino Marsio que mostro aqui ao lado.

A dita jarra amarela com as flores de madeira estão sobre uma cómoda ao pé duma janela e em dia de muito vento a cortina esvoaçou até essa jarra e arrastou-a para o chão de madeira onde ela  se partiu numa meia-dúzia de bocados.

Julgo que a jarra não foi cara mas não tendo informação sobre onde encontrar uma idêntica ou semelhante decidi-me a colar a jarra de vidro. Porém, as fracturas iam ficar muito visíveis pelo que pensei que colando um papel dourado enrugado como se usa nas decorações de Natal talvez ficasse melhor.

Passo a  mostrar o resultado final, primeiro  só a jarra



e depois já com as flores de madeira pintadas, a imagem da direita com um pouco de luz artificial para diminuir as sombras do lado esquerdo da imagem




Agora fui ao google e usando a imagem da jarra reparada encontrei estas jarras finlandesas artesanais feitas na firma Muurla.


Possivelmente será possível comprar online mas por enquanto tenho o problema resolvido.

Entretanto falaram-me numa técnica japonesa de reparação de cerâmica em que se valorizavam as linhas de fractura usando uma cola dourada, por vezes mesmo com pó de ouro, uma vez que não era possível esconder completamente as fracturas da peça.

Recentemente vi na net, não me consigo lembrar onde, uma referência a esta técnica que se chama Kintsugi que tem naturalmente uma entrada na Wikipédia.


Não sei se a minha técnica de reparar a jarra se poderá considerar uma variante da Kintsugi mas pelo menos tem afinidades.

Houve quem gostasse tanto do aspecto de peças tratadas com kintsugi que até partiu cerâmica para a poder decorar posteriormente. Isso já me parece exagerado. Este filminho mostra a técnica.



1 comentário:

Carlos disse...

Excelente resultado.
E uma aplicação prática do primeiro R dos 4R (Reparar)
��