2019-11-21

A interdependência é grande


Li este artigo na BBC intitulado "Senado das Filipinas toma conhecimento que China poderia desligar a energia eléctrica no país", na secção de "Reality check".

Achei curiosa a citação de uma frase do senador filipino Richard Gordon: "We have given our grid - although 40% it appears - to a foreign corporation that has interests that collide with our country in the West Philippine Sea,".

Na realidade as Filipinas não deram a sua rede de transporte de electricidade, venderam-na por um preço acordado entre as partes.

Possivelmente a empresa filipina comprou posteriormente um sistema de telecontrolo fabricado na China cujo software terá provavelmente algum nível de suporte por equipa sediada na China, nada que não aconteça na Europa, onde sistemas instalados num dado país são suportados por equipas instaladas noutro país.

A ideia de interdependência entre sociedades é central à construção da União Europeia. Ao conceito cristão de amor ao próximo, que a História mostrou não ser completamente eficaz na prevenção da guerra entre nações predominantemente cristãs, adicionou-se o interesse comercial. Aumentando o número de trocas entre países os governantes e o público em geral terão a ajudá-los a ideia que serão prejudicados se matarem quer clientes quer fornecedores.

Claro que estes negócios serão problemáticos caso ocorra um conflito insanável entre parceiros, como aconteceu por exemplo ao Irão que comprou centrifugadoras para enriquecer urânio à Siemens para as ver posteriormente sabotadas pelo vírus Stuxnet, implantado a partir de local exterior ao Irão nesses equipamentos.

A autarcia porém tem custos elevados, por exemplo no Irão cortaram a maior parte dos acessos à Internet nos últimos 4 dias, na sequência de protestos contra aumento de preços em combustíveis.




Sem comentários: