2019-07-16

Ave no topo de cipreste no céu azul


Tenho dificuldade em tirar fotografias depressa, quando o motivo é elusivo, normalmente este desaparece enquanto eu preparo a máquina para o fotografar, mesmo com o telemóvel, em que basta enquadrar.

 Desta vez fotografei com o telemóvel com má iluminação, zonas na sombra e outras com luz forte, e depois de enquadrar o motivo fiquei com esta imagem:





Vários exemplares desta ave apareciam com frequência no aldeamento da Prainha em Alvor, onde fotografei esta, e andei durante algum tempo à procura usando o Google de ave com cabeça preta e asas azuis, que não se vêem bem na foto mas que notava nas curtas mas frequentes breves aparições.

Talvez para compensar a frustação  de não conseguir fotografar estaa ave em boas condições observei o que me pareceu uma rola  ao longe sobre um  cipreste que esteve lá mais de 5 minutos o que me deu mais que tempo para a fotografar:

Como fotografei no máximo do zoom óptico, enquadrando o topo da árvore nesta foto confirmei tratar-se de uma rola


 e pensei que com esta foto podia fazer um post.

Depois acabei por descobrir que a ave que eu tentava identificar era uma Pega-azul, Cyanopica cooki conforme refere o sítio "Aves de Portugal", onde tem esta e outras imagens desta ave:





2 comentários:

Anónimo disse...

Porque não utilizar a regra dos terços?

Pedro F. Correia disse...

Muito apreciei o processo de sua aventura fotográfica. Evocou-me a difícil simplicidade (Aristóteles), a humildade dos dias que decorrem apesar de nós, a natureza misturada de humanização, sofisticação despretenciosa... "Coisas" que fazem bem. Agradeço.