2019-06-17

Masculino - Feminino


Este tema é inesgotável e neste post restringir-me-ei às distinções visuais entre elementos de sexo diferente. O tema foi suscitado por este “Alto-relevo” (High relief)


localizado na Avenida da República quando esta passa pelo Campo Pequeno e que mostro a seguir com mais detalhe


Embora a figura, possivelmente dos anos 50 do século XX, apresente um comprimento de cabelo que a permitiria identificar imediatamente como uma mulher (os hippies só apareceriam mais tarde) além de peito feminino, os traços da cara parecem-me muito masculinos. Já para não falar dos pés e braços que me parecem também excessivamente robustos.

Há muitos anos, talvez na altura em que existiam nas praias concursos de “Construções na Areia”, quando eu tentava esculpir uma cara feminina costumava sair-me uma feição tipicamente masculina. O mesmo me acontecia com o desenho e de vez em quando penso que os professores de Desenho do liceu deveriam ensinar essas noções básicas e classificar a aprendizagem dos alunos em vez de classificar o talento respectivo, como eu então achava.

Claro que a identificação do sexo de uma pessoa através da sua cabeça não é uma ciência exacta, nem sei qual a probabilidade típica de se acertar. No Ocidente o corte de cabelo é uma ajuda importante, como julgo ser o caso na imagem seguinte que já mostrara aqui



enquanto nos países em que a mulher usa véu o assunto fica quase logo resolvido, como neste quadro da palestiniana Laila Shawa que mostrei aqui




Na imagem seguinte, de autoria da Malika Favre que mostrei aqui



as unhas pintadas e os lábios com baton, ou mesmo o rímel a acentuar as pestanas são decisivos enquanto na seguinte, da mesma autora e do mesmo post


julgo que será a pestana e o que me parece ser uma banda a segurar o cabelo. Fascinam-me as figuras pintadas com cores sólidas pois podiam ter sido feitas com guache, a tinta que estava para nós disponível nas aulas do ensino secundário. Mas enfim, isto são obras de artistas profissionais enquando nós estávamos a aprender o b-a-ba.


Googlei então (diferenças nos rostos masculinos e femininos) chegando a este post do blog “Algo sobre desenho” de onde tirei esta imagem




que é muito didática, seguindo-se um texto referindo 4 diferenças usadas na Banda Desenhada norte-americana.


Na imagem seguinte, que julgo ser da New Yorker, as 4 regras atrás referidas não são todas aplicadas


pois o homem parece ter lábios mais grossos do que a mulher. Portanto, as 4 regras serão apenas indicativas e não imperativas, pelo menos quando não se tratam de figuras da BD norte-americana.



Sem comentários: