2019-05-28

Caligrafia Kufic


Já não sei há quanto tempo descobri que algumas construções geométricas existentes em mesquitas, que eu tomara por elementos decorativos, eram afinal caracteres da caligrafia Kufic, uma escrita muito antiga com as variantes geométricas de pendor decorativo.

Googlando (Allah in Kufic) apareceu-me logo esta imagem


Desconhecendo a escrita árabe recorri à Wikipédia procurando o nome de Allah (em inglês é mais rápido) e escrevi este post onde aparece a figura seguinte


 em que refiro também este medalhão na Hagia Sofia em Istambul


Da comparação das 3 imagens anteriores concluí que na cúpula desta mesquita em Yazd, no Irão estava o nome de Alá


bem como na mesquita de Lisboa ao pé da Praça de Espanha que fotografei em Maio/2017 de dentro do carro


e de que mostro o detalhe do prisma quadrangular no tecto da mesquita referida


Adenda: um colega amigo perguntou-me onde é que eu tinha tomado conhecimento da existência da caligrafia Kufic. Fiz então uma pequena investigação que tentara evitar com a frase de abertura deste post: "Já não sei há quanto tempo descobri..."

Julgo que vi pela primeira vez a referência à caligrafia "kufi" num artigo de Jay Bonner intitulado "Three Traditions of Self-Similarity in Fourteenth and Fifteenth Century Islamic Geometric Ornament" que referi neste meu post sobre Escher.

Provavelmente googlei (kufi) e apareceu-me este artigo sobre "Caligrafia Kufi Quadrada" que referi neste post com um índice dos posts que fiz sobre o Irão.




O termo "Caligrafia Kufi Quadrada" teria sido um título mais adequado para este post pois a caligrafia Kufi abrange um conjunto mais vasto do que o que trato aqui mas opto por manter o título inalterado.


Sem comentários: