2019-05-02

A Malva cheirosa revisitada


No início de Setembro de 2018 fotografei no Algarve uma planta que me disseram ser a Malva cheirosa e que referi neste post.

No passado fim-de-semana passei pelo mesmo canteiro e colhi uma folha que me desapontou pois não tinha o cheiro tão agradável que eu encontrara no passado mês de Setembro.

Volto a mostrar as folhas de que falo



A experiência tem-me mostrado que as plantas são muito mais promíscuas do que a sua fixação com raízes a um local fixo levaria a supor. O pólen viaja grandes distâncias com a ajuda do vento e de animais polinizadores, dando origem a misturas que não ocorrem nos animais, dificultando a identificação das espécies.

Quem segue mesmo vagamente o tema constata a dificuldade da classificação das espécies botânicas e as muito frequentes reclassificações de plantas desde que se tem acesso ao ADN respectivo.

Googlando (Malva sylvestris e Pelargonium graveolens) passei em diagonal por este sítio onde se confirma a complexidade da botânica.

Googlando (harvesting Pelargonium graveolens) fui dar aqui onde dizem que na ilha da Reunião plantam em Fevereiro e fazem a colheita em Maio e Junho mas isso é numa latitude tropical, semelhante à de Madagascar, não é no Algarve.

No mesmo artigo dizem "... rose-scented geranium produce maximum leaf growth with high oil content under warm, sunny condition and oil content normally increases from the onset of flowering and reduces after full blooming...", o que faz sentido. O cheiro das folhas aumenta com o desabrochar das flores para atrair os insectos, diminuindo a seguir.

Mas é curioso que existam plantas onde os cheiros, presumo que para atrair polinizadores, seja produzido numa parte da planta diferente da flor

Na próxima visita, com tempo mais quente, irei verificar se as folhas voltaram a produzir perfume.





1 comentário:

Pedro F. Correia disse...

Que agradáveis são estas viagens aos detalhes! Vê-se muito bem pela grafia. Quem diria...?
Partilho agradecido uma forma poética que me interessou também. Está aqui: https://cadernomonarquico.blogspot.com/2012/01/imagens-de-portugal_625.html