2019-01-30

Tecnologia - Fotovoltaicas (2)


Em Abril/2015 fiz um post sobre alegadas células fotovoltaicas na Marina da Praia da Rocha que afinal não eram fotovoltaicas, como vim a descobrir em Agosto desse ano. Mas o texto que acompanhava as imagens estava correcto, as imagens é que não constituíam uma ilustração do mesmo.

Agora em Portimão encontrei finalmente uma evidência a corroborar esse texto, as fotovoltaicas não só têm futuro como já têm presente, neste caso em coberturas com células fotovoltaicas montadas no parque de estacionamento do AKI em Portimão.


Neste caso a cobertura, além de fornecer grande parte da energia que a loja gasta ainda tem um efeito colateral desejável que consiste em evitar que os carros aqueçam tanto como se estivessem expostos ao sol o que, no Algarve. contribui para uma poupança adicional de algum combustível das viaturas devido a um menor uso do respectivo ar condicionado.

Na foto vê-se um logo "ES Energy Systems" mas não consegui descobrir a companhia no Google.

Em Outubro/2018 referi uma instalação no tecto da IKEA em Alfragide, a entrada das fotovoltaicas é uma  transformação muito importante na obtenção de energia eléctrica.

Sem comentários: