2018-12-04

A visita de Xi Jinping a Portugal


Está a decorrer a visita de Estado da Xi Jinping a Portugal ilustrada aqui pelo encontro com o presidente Marcelo Rebelo de Sousa.

Xi Jinping em Portugal, 2018-12-04, foto da Reuters

Tenho notado ultimamente um aumento de má vontade nalguns media portugueses em relação à China à semelhança do que Paulo Portas refere nesta entrevista breve da TVI.

Parece-me de uma maneira geral essa má vontade tem pouco ou nenhum fundamento. Nalguns casos talvez essa má vontade tenha origem em quem considera que as empresas estatais devem ser privatizadas e as últimas "privatizações" em Portugal, designadamente de parte da REN e de parte da EDP foram afinal alienações a um estado estrangeiro, ainda por cima dum regime comunista. Mas a intervenção chinesa nessas empresas como noutras empresas europeias tem sido discreta e têm continuado a funcionar bem.

O presidente Xi Jinping tem mostrado grande sensatez nas suas intervenções na cena internacional e tem governado bem a República Popular da China. Referi-me a ele e a outros presidentes da República Popular da China neste post de Mar/2018.

A memória histórica que os Portugueses têm de negócios com a China é excelente, como mostra a expressão idiomática "Isto é um negócio da China" para caracterizar em negócio muito lucrativo. A transiçao de Macau confirmou o bom entendimento que os portugueses têm tido com os chineses na maior parte do tempo e parece-me boa ideia continuar a explorar esse bom relacionamento.





Sem comentários: