2018-11-26

Fotografar árvores


Os leitores sabem que gosto de árvores, de apreciar desenhos de árvores e de me queixar da dificuldade em fotografar árvores.

Ontem gostei desta árvore e tirei uma foto. Como habitualmente foi difícil encontrar um enquadramento nesta paisagem urbana em que não aparecesse algo que perturbasse a contemplação da árvore. Retirando o  mais possível da periferia obtive este enquadramento que seria razoável com excepção do sinal de Stop. Achei que as nuvens favoreciam a presença de azul em excesso e tirei um bocadinho dessa cor além de aumentar ligeiramente o contraste tendo obtido esta imagem


Depois clonei partes da imagem para fazer desaparecer o poste do sinal stop. Dado que a relva tem uma textura regular bastou fazer a clonagem com o que estava próximo da imagem do poste numa posição horizontal, uma vez que a sombra do tronco da árvore se desenvolve  horizontalmente sobre a relva, obtendo esta versão:


Lembrei-me de fazer isto para mostrar como é por vezes muito fácil eliminar pormenores indesejados das fotos, sem ser um perito, demorei um ou dois minutos a eliminar o poste do sinal de stop. Com mais algum estudo julgo que descobriria métodos não muito complicados de colocar no sinal de stop uma cópia de outra parte desta árvore mas como não descobri limitei-me a colocar um disco verde em cima, obtendo esta versão:


Não fica bem, mas será talvez menos conspícuo do que o sinal de stop do original.

Pensei que esta árvore seria uma possível origem destes desenhos de árvores do pintor indiano Nihal Chand


mas afinal parece que as cores estão invertidas, na foto as margens das folhas são amarelas e o interior verde-escuro e no quadro indiano passa-se o contrário

Sem comentários: