2018-10-17

Posturas corporais, uchimata


A referência à simplicidade das casas japonesas decoradas de forma tradicional com esteiras de tatami no chão onde as pessoas se sentam sem recurso a cadeiras ou bancos como no post anterior



e como também em vários templos como este que visitei em Kyoto


fez-me lembrar uma ligação que me pareceu existir entre esta característica da cultura japonesa e a posição dos pontas dos pés das mulheres que estão em muitos casos a apontar para dentro, originando uma forma de andar estranha, que aos meus olhos de ocidental parece desajeitada, embora tenha lido aqui que é considerada no Japão como muito elegante e discreta.

Em japonês esta posição dos pés com as pontas viradas para dentro chama-se "uchimata". Infelizmente este é também o nome de um golpe de judo pelo que aconselho a googlar (uchimata girls) sem aspas para aceder a alguns sítios onde falam dos "pés metidos para dentro" como neste filme e neste post.

Nestoutro sítio encontrei apoio para a conjectura que então me ocorreu de que esta posição dos pés estaria ligada à posição mais frequente nas mulheres de se ajoelharem no chão sentando-se sobre os calcanhares. Como é patente nesta última foto esta posição força os pés a ficarem com as pontas viradas para dentro. Os homens não são forçados a sentar-se desta maneira pois têm a alternativa da posição de lótus que não é viável para as mulheres quando vestem algo que as impede de terem as pernas abertas como é o caso com kimonos de formato equivalente a uma saia "travada".

Os ingleses chama a esta posição dos pés "Pigeon toe".Cheguei a tirar uma foto aos pés dumas japonesas, sem sucesso para mostrar os pés metidos para dentro. Na minha foto seguinte, mostrando calçados estranhos para a moda ocidental, documento que me dei ao trabalho de enquadrar pés numa foto, coisa que julgo só ter feito no Japão


Para fotos melhor sucedidas ver as de Claude Estebe sobre a uchimata.


Sem comentários: