2018-10-30

Células Fotovoltaicas nas coberturas de instalações industriais


Em Maio/2018 a Ordem dos Engenheiros organizou uma visita de estudo às instalações da IKEA em Alfragide, para ver as células fotovoltaicas instaladas na cobertura da loja desse local.

A central fotovoltaica na loja IKEA Alfragide iniciou o seu funcionamento em Junho de 2016. Esta central tem uma potência total instalada de 967 kWp (o "p" como sufixo de kW forma uma sigla significando que é a potência máxima expressa em kW que a instalação pode produzir, o valor instantâneo varia com a altura do sol, a nebulosidade, etc), com 13 inversores, 3.120 módulos cobrindo uma área de 6.029 m2 e 99% da sua produção será para autoconsumo.

Esta é uma primeira vista de um subconjunto dos painéis instalados


e disseram-nos que as coberturas deste tipo de instalações poderão precisar de ser reforçadas para suportar o peso adicional dos painéis fotovoltaicos, uma vez que as coberturas são projectadas para suportar não mais do que os pesos expectáveis. Não foi necessário furar a  cobertura, evitando assim possíveis infiltrações.



Estas células geram electricidade em corrente contínua com tensões inferiores a 10V. Torna-se assim necessário instalar inversores para converter a corrente contínua em alterna usando depois transformadores para elevar a tensão até aos 230V padronizados para os equipamentos usados no interior de habitações e lojas, tais como candeeiros, etc.  Associados a estes painéis existem portanto uns armários metálicos onde essas transformações são realizadas.



Dada a forma dispersa como a energia solar chega até nós, faz todo o sentido aproveitar as coberturas das instalações consumidoras de energia eléctrica para aí instalar painéis fotovoltaicos geradores de pelo menos parte da energia eléctrica consumida nessas instalações. Continuam a existir economias de escala nas grandes instalações mas essas economias não são tão importantes como nas centrais convencionais.

Neste caso será certamente melhor instalar os painéis na cobertura da instalação consumidora do que instalá-los num campo distante e transportar a energia eléctrica pelas redes de transporte e distribuição.

Com os preços actuais estas instalações são economicamente interessantes sem necessidade de qualquer subsídio.


Sem comentários: