2018-08-21

Asia Argento e o PRD


Li agora no Da Literatura (que também se poderia chamar "Da Actualidade") que Asia Argento, uma importante acusadora do produtor Harvey Weinstein foi por sua vez acusada de ter abusado sexualmente de um menor então com 17 anos.

Fez-me lembrar o PRD-Partido Renovador Democrático, nascido em Portugal em 1985, sob patrocínio não oficial do então presidente de República general Ramalho Eanes, baseado num programa para moralizar a política de então em Portugal.

Tiveram 18% dos votos em 1985, ano da sua criação, mas caíram logo para 5% em 1987 e 0,6% em 1991, ano em que deixaram de ter representação parlamentar.

Os eleitores constataram após o escrutínio à vida pessoal dos novos eleitos, decorrente da sua posição de destaque, que afinal os membros deste novo partido tinham tantas fraquezas humanas como os políticos que eles substituíram. Eu até diria que em muitos dos escrutínios então feitos se podia aplicar a frase popular, "a cada cavadela sua minhoca".

Seria absurdo dizer que em cada acusadora do Harvey Weinstein está uma abusadora sexual mas não podemos esquecer que são seres humanos logo alguns terão cometido erros.

Na imagem do New York Times que mostro a seguir

vêem-se tatuagens. Parece-me que quando a pele humana está exposta durante períodos prolongados devido à ausência de roupa, à excepção da cara, das mãos e de zonas com pelos, existe uma  maior probabilidade de aumentar o uso de tatuagens. Prefiro a pele lisa.


2 comentários:

sara disse...

"Parece-me que quando a pele humana está exposta durante períodos prolongados devido à ausência de roupa, à excepção da cara, das mãos e de zonas com pelos, existe uma maior probabilidade de aumentar o uso de tatuagens."

Pode desenvolver, por favor? Não percebi esta relação causa-efeito, nem o que pretendia insinuar sobre as pessoas que têm tatuagens.

jj.amarante disse...

Sara, trata-se de uma simples conjectura que me ocorreu, há uns 50 anos havia muito menos tatuagens do que actualmente e a quantidade de pele não coberta por roupa era também muito inferior. As tatuagens de natureza decorativa são na maioria feitas para serem vistas e parece-me natural que exista uma influência entre quantidade de pele mostrada e quantidade de tatuagens.
Acabo de ver (googlando (tatoos among eskimos)) que, por exemplo, as tatuagens dos esquimós eram muitas vezes no queixo (das poucas partes visíveis do corpo nesse povo) enquanto nas ilhas do Pacífico eram pelo corpo todo.
Não sei se a quantidade de pele exposta será o factor principal.
E assim como existem pessoas que gostam de tatuagens existem outras que não gostam, é o meu caso.