2018-06-24

Hans Rosling descobrindo preconceitos através da Estatística



Hans Rosling (1948-2017), médico de saúde pública, especializado em Estatística, académico e conferencista, começa este vídeo referindo que após passar 20 anos em África estudando a fome e a saúde pública nesse continente regressou à Suécia para dar aulas sobre o que tinha aprendido nessa estadia africana.

Eram aulas numa universidade sueca para alunos de licenciatura de medicina e fez um pequeno teste para ver se teria novidades que pudessem ser úteis a esses alunos.

Apresentou este questionário para 5 pares de países (no instante 01min:28seg do video)

Qual destes países tem a mortalidade infantil mais alta?

Sri Lanka  ou   Turquia
Polónia      ou  Coreia do Sul
Malásia     ou   Rússia
Paquistão   ou  Vietname
Tailândia    ou  África do Sul

E os estudantes suecos tiveram em média 1,8 respostas correctas. Se fossem ignorantes teriam uma média de 2,5. Uma média de 1,8 revela preconceito!

Mas há males que vêm por bem, neste caso o Hans Rosling concluiu que tinha conhecimentos ensináveis a estes estudantes, desenvolvendo técnicas gráficas de enorme clareza e beleza para tornar mais interessantes as apresentações das estatísticas disponíveis.

Recomendo vivamente este vídeo em que fala da esperança de vida e da fertilidade de países de todo o mundo, desde 1962 até 2015 e mais um conjunto de estatísticas muito interessantes



Gostei também muito deste sobre a Máquina de lavar roupa



e ainda deste





Sem comentários: