2018-02-17

O Nirvana como um caminho


Normalmente o Nirvana é considerado como um objectivo, um destino final, de ausência de desejo.

É estranho desejar-se a ausência de desejo e deve ser por isso que é difícil atingir o Nirvana. Julgo que um dos treinos é a meditação oriental em que se tenta esvaziar a mente de preocupações e tenta não se pensar em  nada, o que também costuma ser uma contradição nos termos.

Pessoalmente gosto de ter a mente ocupada e detesto estar em filas de espera, muito mal em pé, mas também mal sentado, caso não tenha um livro ou algum computador portátil para me distrair.

Mas existem dispositivos materiais, concebidos por ocidentais como neste caso seria de esperar, que nos ajudam a esvaziar a mente e rapidamente (para espíritos menos agitados) entrar em sono profundo. Trata-se desta cadeira concebida no atelier Le Corbusier por Charlotte Perriand


que já referi no post intitulado "Um caminho para o Nirvana" e da qual me lembrei ao ler um artigo da BBC referido como "The lazy way to improve your memory".

Nesse artigo referem estudos feitos por psicólogos que descobriram que após a apreensão duma informação nova, se deixarmos o cérebro com poucos estímulos exteriores e sem ser solicitado para resolver problemas pendentes, as delicadas conexões necessárias para implantar memórias são facilitadas, ficando facilmente acessíveis em solicitações futuras.

Dizem que o ideal é reduzir a iluminação evitando a escuridão total. O objectivo não é dormir mas também, caso se adormeça, a maior parte do efeito benéfico do repouso cerebral é preservada, os assuntos que tratámos imediatamente antes de dormir estão bem presentes na memória quando acordamos.

É um bocadinho irónica esta "instrumentalização" do Nirvana para a obtenção de uma boa memória mas digamos que um pouco de descanso sempre nos fez bem.

Dizem que os homens têm mais facilidade em não pensar em nada, os pescadores de cana serão uma uma das provas disso, mas as mulheres também conseguem, como exemplifica esta demonstrando a utilização da "Chaise-longue Le Corbusier-Jeanneret-Perriand"



Sem comentários: