2018-01-24

Ponte Hong-Kong-Zhuhai-Macau



Não me consigo lembrar porque fui ver uma lista das pontes mais compridas do mundo, talvez tenha sido a referência por Macron à possibilidade de construir uma ponte sobre o Canal da Mancha e às vozes que referiram a inconveniência de colocar obstáculos à navegação numa das zonas com maior tráfego marítimo em todo o mundo.

Nessa lista vi uma referência a uma ponte em construção entre Hong-Kong dum lado e Zhuhai e Macau do outro e fui ver ao Google Earth se já existia imagem da referida ponte cuja construção, com alguns atrasos e custos maiores que os orçamentados, deve ser concluída durante o ano de 2018.

Será a ponte marítima mais comprida do mundo, partindo de uma ilha artificial (mais outra) construída em frente de Macau, unida por pontes a Macau e Zhuhai, seguindo sobre pilares num nível relativamente baixo até uma ilha artificial onde passa a túnel, para não criar dificuldades à navegação nem precisar de resistir aos tufões frequentes nesta zona. Quando o túnel regressa à superfície continua em ponte até ao aeroporto de Hong-Kong junto à ilha de Lantau, donde segue por ligações já existentes ao território de Hong-Kong.

Nesta escala a ponte é um traço castanho-claro muito discreto




na imagem seguinte vê-se mais detalhe junto a Macau



A solução ponte-túnel-ponte é a existente em Chesapeake Bay nos E.U.A. ou para unir Copenhaga a Malmo através do estreito de Sund.

Por curiosidade fui verificar se existia “Street view” em Macau, Hong-Kong e resto da China e ao tirar o homenzinho do sítio de descanso no Google Earth para seleccionar umlocal para ver o street view, apareceram-me Macau e Hong-Kong completamente a azul, dado que estava num ponto de observação de grande altitude e os riscos azuis das ruas desses territórios formavam uma mancha azul contínua, à excepção de pequenas áreas verdes, conforme se constata na imagem seguinte



Nesta altura em que estando familiarizado com a língua inglesa se acede em quase todo o planeta a informação geográfica, fotográfica e textual constata-se que a street view não está disponível no Google Earth na China, à excepção destes dois territórios cuja extensão é praticamente definida pelas manchas azuis.

Tentei usar o Baidu (aplicação chinesa aqui: https://map.baidu.com/), constatei que tem um mapa detalhado de Lisboa, mas não consegui activar a street view, os ícones não eram muito expressivos para mim e o meu domínio dos ideogramas é claramente insuficiente.

Constatei também que o zoom in-out do Baidu não tem ainda a suavidade do movimento do Google Earth.

Adenda: consegui usar o "street view" no Baidu, afinal não é tão difícil assim contudo ainda está longe da suavidade das transições do Google Earth. E a cobertura dentro das cidades chinesas é ainda muito esparsa.

Sem comentários: