2017-07-13

Captador de Sonhos




Reparei pela primeira vez no objecto da figura ao lado numa banca de rua numa noite de Setembro de 2014 na Praia da Rocha.

Fiquei intrigado com o objecto mas por qualquer motivo optei por não perguntar do que se tratava, tirei uma foto com o telemóvel e mais tarde fui procurar informação à internet via "Google Images".

Embora já usasse o Google para identificar imagens de quadros e de edifícios julgo ter sido a primeira vez que o usei para identificar objectos.

Li que se tratava de um "Dreamcatcher" que agora achei que se poderia traduzir por "Captador de Sonhos".

É um dispositivo inventado numa tribo de índios da América do Norte e tem como objectivo proteger as crianças de eventuais maus sonhos.

Os sonhos bons sabem como passar pelo dispositivo que apenas impede a passagem dos pesadelos, que ficam presos na teia de aranha desfazendo-se ao nascer do dia.

O dispositivo protector é colocado sobre a cama da criança e as penas servem para mostrar a presença de movimentos do ar, como mobiles.

É curioso como estes objectos perduram nesta época tecnológica, quero crer que as pessoas os usam apenas pelo efeito decorativo, mas não tenho a certeza que esse cepticismo seja universal.

Entretanto vejo-os agora com cada vez maior frequência.

E gosto da forma estilizada da teia no círculo maior.


3 comentários:

ana disse...

comigo resultou :)

jj.amarante disse...

ana, o objecto funcionou como um placebo

ana disse...

nunca acreditei que resultasse :)