2017-03-15

Flaming June


Em Novembro de 2016 passei por um artigo da BBC referindo uma obra-prima que teria sido quase perdida. Referiam-se a um quadro de Sir Frederic Leighton(1830-1896), pintado em1895, intitulado "Flaming June" (traduzível talvez por "Junho Flamejante", numa alusão ao tom laranja incendiário do vestido) e actualmente propriedade do Museo de Arte de Ponce (Puerto Rico). A imagem que mostro a seguir está na Wikimedia Commons.




No artigo da BBC contam uma história, que classificam prudentemente de inverosímil, em que o quadro estaria abandonado num prédio em demolição e que por pouco não foi destruído. Nos sítios que acabei de referir tem textos longos sobre o quadro, as imagens prestam-se a que se escrevam textos sobre elas, é aliás o que está na origem deste blogue, mas surpreende-me muitas vezes a quantidade de coisas que se pode escrever sobre um quadro.

Este mereceria um texto mais longo mas, além do motivo principal da rapariga envolta numa cor viva contrastando com o seu repouso, limito-me a referir também a estrada de luz reflectida sobre o mar que confesso que me tinha passado despercebida antes de ler os textos com links acima.

Sem comentários: