2017-01-11

Mário Soares


Depois de tanto testemunho sobre Mário Soares este post parece-me redundante.

Porém chocou-me a diferença entre os louvores de toda a gente na televisão com os quais concordo na maioria  (se bem que como observou Bernardino Soares no programa 360º da RTP3 os elogios de políticos muito diferentes referiam-se cada um a actividades de épocas muito diferentes) e as palavras de ódio que apareceram com excessiva frequência em comentários na internet.

Gostava assim de afirmar que a descolonização não terá sido exemplar mas foi uma das possíveis, após as forças armadas terem garantido durante 13 anos de guerra a possibilidade de outras soluções políticas que o anterior regime se mostrou incapaz de encontrar quer antes do início da guerra quer durante a mesma. A descolonização era inevitável e seria sempre traumática. Mário Soares contribuiu para encontrar soluções que, no leque das alternativas realizáveis, acabaram por ser razoáveis.

Gosto deste quadro da galeria de presidentes da república, da autoria de Júlio Pomar, pelo aspecto festivo e descontraído que apresenta, mesmo considerando que também lá está representada a cadeira do poder da 1ª República.

Sem comentários: