2016-07-28

Surreal, como por exemplo Dominique Appia


Em finais dos anos 70 devo ter comprado o poster que mostro a seguir, que tem surpreendido as crianças que têm passado lá por casa




O poster tem o título "Entre les trous de la mémoire" e mostra uma obra de Dominique Appia, um artista suíço de Genebra.

Gosto da forma como a Torre de Pisa foi facilmente endireitada, de como a espuma das pequenas vagas que entram na sala fazem lembrar renda, da transparência das figuras.

Nada disto faz sentido, designadamente a queima de livros, e talvez tenha sido por este ambiente ser tão estranho, que me lembrei dele hoje, quando a Comissão Europeia regressou ao caminho do bom senso depois dum percurso surreal, pronunciando-se finalmente contra a aplicação de sanções económicas a Portugal e Espanha.





2016-07-21

Está calor



Mas já o ano passado, em 6/Julho também estava, como se pode constatar por este vestido azul tão arejado que fotografei o ano passado por esta altura:



A moda continua a surpreender.


2016-07-13

Arco do Triunfo


Para comemorar a vitória de Portugal no Europeu de futebol de 2016 coloco aqui esta espécie de Arco do Triunfo, uma escultura de Artur Rosa de que já falara aqui.





Considerando o entusiasmo persistente que a grande maioria dos portugueses tem pelo futebol e as vezes que a Selecção Nacional quase conseguiu um título pareceu-me que esta vitória era mais do que merecida!

2016-07-08

Blogue Courelas


O JPT que escrevia em Moçambique o blogue-defunto Ma-schamba, que entretanto talvez venha a ficar disponível noutro sítio, reiniciou a actividade bloguista no Courelas, juntamente com mais dois parceiros, onde se podem voltar a ler as suas opiniões fortes, agora mais focadas sobre Portugal.

Retirei o Ma-schamba (actualmente inacessível) da lista de blogues e coloquei lá o Courelas.

2016-07-07

Ohad Naharin, Batsheva Dance Company


Chegou-me via e-mail este endereço

https://www.facebook.com/FalaCaetano/videos/vb.250276871743419/857162461054854/?type=2&theater

apontando uma entrada no facebook do Caetano Veloso com este texto de apresentação:

«
Trecho do documentário biográfico de Tomer Heymann sobre o coreógrafo Israelense Ohad Naharin, que teve grande influência na dança moderna com o seu próprio movimento, intitulado GAGA. Música: Caetano Veloso - It's a Long Way
»


que mostra um pequeno filme de 4 minutos que recomendo entusiasticamente!

Uma pequena biografia do Ohad Naharin está na Wikipédia, a companhia de dança de que ele é director artístico e que é mostrada no filme é a Batsheva Dance Company corpo de bailado com base em Telavive, fundado por Martha Graham (referi-a aqui) e a baronesa Batsheva de Rotschild.


Parece-me que o video no Facebook, acessível através do endereço acima referido, é de melhor qualidade, mas o espectáculo de dança está também disponível no YouTube, acessível aqui




No Vimeo tem também um vídeo interessante que mostro a seguir


DECA DANCE - Tanzstück von Ohad Naharin from Theater-TV on Vimeo.



2016-07-05

Salada de dois queijos para ajudar a Europa


O calor apertou um pouquinho mais agora mas já fiz esta salada em 25/Mai deste ano, presumo que na altura não estivesse frio.



Parece-me uma salada adequada aos tempos que correm, bastante austera, ou contida, adjectivo usado hoje pelo nosso presidente sobre um vinho do Douro.

Tem um leito de alface que deve ser  nacional, queijo da ilha dos Açores também nacional e tomate tipo cereja que se não for produzido em Portugal não deve ter sido produzido mais longe do que a nossa vizinha Espanha, que também precisa de ganhar algum dinheiro para nos comprar os nossos produtos. Temos depois queijo Feta feito na Grécia, ajudando assim a prevenir um agravar da crise grega. Temos ainda orégãos que devem vir do Alentejo e uns grãozinhos de pimenta-rosa para apimentar a nossa relação com a Indonésia, agora que já passou a crise de Timor. Trata-se assim de uma salada que não agrava o nosso défice comercial, evitando contudo tentações isolacionistas.

Da Alemanha importamos apenas o sentido da ordem e da organização, ao mesmo tempo que assim ajudamos os nossos parceiros alemães a não agravar o seu superavit comercial, abstendo-nos de lhes comprar os produtos que fabricam e prevenindo a ameaça cada vez mais provável (dura lex, sed lex) de a Comissão Europeia lhes aplicar sanções pela violação sistemática das regras da União Europeia relativas a superavits comerciais.

De notar que com tão poucas calorias (aqueles bocadinhos de queijo são mesmo pequeninos) ainda contribuímos para hábitos saudáveis dos Portugueses, diminuindo alguma tendência para a obesidade e contribuindo assim também para a contencão da despesa do Serviço Nacional de Saúde.


Em suma trata-se de mais uma das minhas modestas contribuições para a resolução da crise político-económica que assola a Europa.