2016-09-06

Saúde, Riqueza e Desigualdade


Acabo de ler "A Grande Evasão" de Angus Deaton.

A evasão deste livro refere-se à libertação por boa parte da humanidade da prisão da doença e da morte prematura, sobretudo na segunda metade do século XX se bem que referindo os progressos que ocorreram em tempos mais recuados. Para a maioria dos países que então se libertaram do jugo colonial existiam poucos dados estatísticos e mesmo agora a falta de informação fiável dificulta a análise detalhada da sua evolução. A diminuição da mortalidade infantil foi o motor principal do enorme aumento da esperança de vida à nascença, complementado nos países mais desenvolvidos com o prolongamento da vida dos idosos. Existem melhorias na saúde dum país que podem ser obtidas através de cuidados médicos mas outros que só se conseguem educando a população e construindo e mantendo as infraestruturas do chamado saneamento básico. Em Portugal o grande esforço no saneamento foi feito após o 25 de Abril e a União Europeia deu uma grande contribuição para esse esforço.

Além da evasão da doença o livro fala também da evasão da pobreza, da importância da desigualdade, quer dentro de um país quer entre países, quer como motor de progresso quer como travão do mesmo progresso.

Na terceira parte o livro fala sobre a ajuda internacional e as suas limitações.

Gostei do livro e recomendo-o.


Adenda:  a Organização Mundial de Saúde declarou na passada segunda-feira (2016-09-05) que o Sri Lanka está livre de Malária.

"Em Portugal, os últimos casos de Malária adquirida no país foram diagnosticados em 1959, e desde então a totalidade das ocorrências são casos importados por pessoas que visitaram países tropicais...". Ainda não nos libertámos das leis da morte mas vamo-nos libertando de algumas doenças.

Sem comentários: