2016-09-13

Leques japoneses



Quando fui passear ao Japão em 2014 encomendaram-me uma “Bento box” ou “caixa bento”, uma lancheira usada no Japão em que o modelo clássico é do género desta caixa com divisórias colocada sobre um tabuleiro com uma tigela de sopa ao lado, conforme se vê na  figura que fui buscar à wikipedia aqui.


Em Kyoto procurei na internet por Bento Box e encontrei a firma “Bento&co.” com uma loja nessa cidade anunciada aqui.

Usei o Google Maps para ver como poderia lá chegar por transporte público e o trajecto incluía tomar o metro, de uma limpeza notável


andar um pouco na avenida Karasuma Dori


(via em que aquele edifício com cobertura verde-clara faz lembrar a Escandinávia, se constata que a circulação se faz pela esquerda, influência provável do império Britânico, que os sinais luminosos para o trânsito têm as lâmpadas em fiada horizontal em vez de vertical como no Ocidente)

e tomar mais à frente a transversal Rokkaku Dori (Dori deve querer dizer “Rua”, larga ou estreita).

Uma das transversais da Karasuma Dori que acabo de mostrar tinha este aspecto, onde me chocou a infraestrutura de distribuição de electricidade



e uns transformadores no alto dum poste colocado numa rua


São por exemplo estas coisas que nos levam a dizer, “na Europa não é assim”, tomando consciência que existem realmente características comuns a todos os países europeus que não se encontram noutras partes do mundo. Esta confusão das instalações eléctricas é tanto mais surpreendente quanto o Japão tem um gosto por organização e disciplina que na Europa parece quase obssessivo. Fiquei a pensar se seriam razões técnicas, económicas ou sociais/culturais/políticas que estariam na origem desta situação.

E retomando o percurso virámos na Rokkaku Dori. Encontrei no Google Earth esta vista de rua que mostra a entrada de uma loja de leques que não resistimos a visitar.


O padrão que mostro a seguir é recorrente no Japão,


umas vezes representa escamas de peixes, outras as ondas do mar, calçadas, às vezes mesmo zínias, desta vez deve ter sido escolhido por poder também representar uma multidão de leques.

No início do andar de cima tirei esta foto


que pude depois comparar com outra neste sítio da internet onde constatei que se trata duma loja estabelecida em 1823, a Miyawaki Baisenan, uma das lojas mais históricas do Japão, está a 7 anos do bicentenário.

O leque que mostro a seguir tinha afixado um preço de 20.000 yens, ao câmbio actual seria cerca de 115€, existiriam mais baratos e mais caros.



Duvido que o controle de brancos da foto anterior estivesse neutro mas gosto da tonalidade quente.

Na foto seguinte constata-se que existem sofás para os clientes poderem apreciar confortavelmente sentados os produtos que vão adquirir



em que além dos motivos florais sobre papel dourado também existem flores sobre suporte de madeira


em que desta vez está bem visível o fio branco que liga cada uma das tabuinhas de madeira que constituem o leque. Já não sei se o que segue é uma janela ou um espelho


A loja está ainda preparada  para clientes que prefiram apreciar os leques em cadeiras em vez de sofás



não descurando as preferências por um ambiente japonês tradicional, de mesas baixas e almofadas sobre tatami


Regresso à multidão de leques que desta vez são ondas do mar, chamando a atenção para a subtileza dos ritmos com que aparecem as ondas com “espuma”. Existem diagonais onde nunca existe “espuma” e outras com outros ritmos. Os ritmos são mais monótonos quando se observam as linhas horizontais.



E para finalizar, um leque sobre madeira mostrando uma ponte, água, nuvens e garças voando


Depois regressámos ao mundo real na Rokkaku Dori



onde os cabos eléctricos e transformadores também são conspícuos e chegámos à casa das caixas Bento,


onde comprámos o que nos tinham encomendado, deixando uma espécie de selfie do autor deste blogue no reflexo da montra da loja

Sem comentários: