2016-04-25

O LEGO e a água oxigenada


Tenho gasto ultimamente um tempo apreciável a reconstruir conjuntos antigos de Lego que tenho inactivos em casa há bastantes anos. Algumas das peças, sobretudo as brancas, que estiveram expostas durante muito tempo à luz do dia, amarelecem com o tempo (com os raios ultra-violetas), retirando alguma beleza às construções.

Andei à procura na internet de eventuais soluções para este problema e descobri neste sítio a receita milagrosa, trata-se de imergir as peças em água oxigenada.

No meu caso usei água oxigenada que comprara no supermercado. A embalagem diz "Água Oxigenada 10vol." e contém água purificada, peróxido de hidrogénio e benzoato de sódio. Cada 100ml de solução contém 3g de peróxido de hidrogénio, sendo o produto estabilizado com benzoato de sódio. Presumo que os 3 g referidos são os "3% strength" referidos no artigo em inglês. Tinha lavado as peças previamente com um produto com que se limpam os lavatórios. Coloquei uma peça num boião de vidro com tampa pelo que não tive que adicionar água oxigenada durante os 5 dias.

No final tirei uma foto a uma peça branqueada e a outra que tinha zonas amarelecidas parecidas à peça que foi branqueada. Não sendo a mesma peça, a imagem dá uma ideia do "depois" e do "antes".

As condições de iluminação não foram as ideais pois a peça branqueada na realidade parece ainda mais branca do que ficou na foto.



Adenda: as peças azuis também melhoram muito

Sem comentários: