2016-03-21

Sinais de temporal


Em 28 de Fevereiro deste ano fui surpreendido na Praia da Rocha por um sinal, visível num mastro na Fortaleza de Santa Catarina, que não me lembrava de alguma vez ter visto neste local, onde há décadas passo parte das féiras de Verão e aonde me desloco no resto do ano de vez em quando


 
Tratava-se deste cone preto que destaco a seguir



diferente do cilindro que sinaliza presença ou previsão de vento sueste, situação comum na costa algarvia, conforme referi noutro post em que mostrei a foto seguinte



Telefonei para a Capitania de Portimão onde me informaram tratar-se de um sinal de aviso de temporal, também documentado na internet.

Vi depois na net que estes sinais estão definidos pelo Decreto-lei 283/87, de 25 de Julho e também na tabela abaixo, disponível em pdf no sítio do Instituto hidrográfico:



O cone com vértice para cima sinalizava a presença de vento de força 8 ou superior na escala de Beaufort começando no quadrante Noroeste. E na tabela constava também o cilindro preto já meu conhecido, que aprendi ser de uso exclusivo na costa Sul do Algarve.


Sem comentários: