2015-11-18

Cogumelos nos Olivais


No meu agora passeio matinal passei por este coto de árvore com uma população de cogumelos dispostos numa formação "em escada" que achei curiosa.



Perguntei a um amigo que se interessa por cogumelos que espécie seria e ele disse-me que se devia tratar de Armillaria Mellea, um fungo que costuma aparecer nas árvores e que é fatal para várias espécies de árvores.
A seguir mostro a mesma imagem mais ampliada




Na Wikipédia existe uma versão em língua galega sobre a mesma Armillaria com uma imagem interessante.

Fiquei na dúvida se cortaram algumas árvores como esta nos Olivais por terem sido atacados pelo fungo ou se o fungo "aproveitou" o coto restante do abate. Noto contudo que não aparecem rebentos neste coto de choupo, ao contrário do que tenho observado noutros casos, o que me faz inclinar para a primeira hipótese.

A foto de cima foi tirada no dia 12/Nov/2015, a seguinte no dia 16. As manifestações visíveis dos fungos aparecem com frequência e desenvolvem-se depressa, mas a decadência também é rápida:




Sem comentários: