2015-11-28

Aves nos Olivais e em Lisboa


Em  Julho deste ano ao passear nos Olivais ao fim da tarde ouvi uma grande barulheira que constatei depois ser feita pela pequena ave no topo da árvore que mostro a seguir:



Mais uma vez tive que usar o telemóvel pelo que mal se vê a avezinha, mesmo usando a ampliação máxima da mesma imagem:



Nessa altura tinha visto uma referência no jardim da Gulbenkian ao Periquito-de-colar, uma ave tropical abundante na Ásia e África e que se tem dado bem por Lisboa e outras terras de Portugal.

Neste mês de Novembro avistei também nos Olivais Sul outra ave



que uma pessoa da SPEA (Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves ) simpaticamente  identificou como sendo um Gaio. Soube depois que também têm avistado Gaios no jardim do reservatório da EPAL situado no alto da rua Cidade de Bissau.

Ao colocar esta imagem no Google apareceram-me várias aves, entre elas uma de outro Gaio, mostrando que a identificação de seres vivos pelo Google imagens, embora fazendo progressos, ainda pode ser muito aperfeiçoada.

Se eu tivesse ido ao sítio das Aves de Lisboa, que é uma porta para as Aves de Portugal talvez tivesse chegado á mesma conclusão.

Há muita actividade para além da política que, embora seja muito importante não deveria ocupar tanto espaço nos canais da TV de informação. Em Portugal dá a sensação que esses canais falam exclusivamente de política, futebol e economia, parece-me que por esta ordem.

Toda esta conversa fez-me ainda lembrar um filme muito interessante sobre as aves de Lisboa e o trabalho do LxCRAS (Centro de Recuperação de Animais Silvestres) para a sua conservação:



 

5 comentários:

vieira calado disse...

Dá-me ideia de que conheço esse pássaro (aqui chamado Charneco).

Majo disse...

~~~
~ Voltei com mais tempo, para ver o vídeo...

Gostei muito, JJAmarante. Grata pela partilha.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

jj.amarante disse...

Vieira Calado: dá ares mas o Charneco é outro nome para a Pega azul de que vi referências nestes 3 sites:

- http://aves.team-forum.net/t1327-charneco
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Pega-azul
- https://en.wikipedia.org/wiki/Azure-winged_magpie

Em todos eles a pega-azul tem a cabeça preta, o que não é o caso do pássaro que mostrei. Mas é engraçado ser um animal que existe na península ibérica e na China, devia ser escolhido como mascote de alguma associação luso-chinesa.

Jaime Sanchiz disse...

Perdón por ésta intrusión idiomatica pero... si "a grande barulheira era feita por [sólo una] pequena ave no topo da árvore", imaginarse lo que es por bandadas de cientos de aves.
De hecho en la ciudad de Barcelona se han convertido en plaga invasora y en Madrid están empezando a invadir ciertas áreas del parque del Retiro y a arrasar consecuentemente con parte de la masa forestal al devorar sus frutos.
Esperemos que no os acabe pasando esto tambien en Lisboa.
Mas detalles: https://www.google.es/search?q=Psittacula+krameri+plaga+barcelona&ie=utf-8&oe=utf-8&gws_rd=cr&ei=RpNqVrveFYP6aMzYs-AD
A forza da Natura, no?

jj.amarante disse...

Olá Jaime, vejo que entretanto as autoridades espanholas já as consideraram como espécies invasoras, talvez as contra medidas se revelem suficientes.