2015-08-08

Uma conchinha comum (Acanthocardia)


Em Agosto estou a ir à praia todos os dias, seria melhor em meses adjacentes mas existem muitas razões para tanta gente tirar férias em Agosto.

Desde a mais tenra infância que vejo estas conchas nas areias das praias do Algarve. desta vez apanhei uma muito pequena e fotografei-a ao pé duma moedinha de 1 cêntimo



A seguir seleccionei apenas a concha e obtive a imagem seguinte



Depois peguei na imagem, coloquei-a no Google Imagens e apareceu-me logo o nome Acanthocardia seguido doutro nome que já não me lembro.

Na wikipédia e noutros sítios têm artigos sobre este bivalve, parece que é comestível mas apenas vi referência a uma receita da Croácia. Na realidade esta concha intrigava-me por ser frequente vê-la na areia molhada das praias e nunca a ter visto num prato de casa particular ou restaurante. Como mnemónica para o nome temos as folhas de acanto que serviam de motivo de decoração dos capitéis das colunas Coríntias e o cardia de coração.

Na juventude faziam-se cinzeiros com estas conchas mas com cerca de 5 cm de diâmetro em vez do centímetro e meio deste pequeno exemplar. Colavam 3 conchas deste tipo com cola universal transparente e depois colavam uma 4ª concha que iria servir de base do cinzeiro. Colavam parte de conchas de lingueirão em cada uma das 3 conchas, para ter um descanso para os cigarros. Há uma ano vi um cinzeiro desse tipo numa feira de artesanato em Olhão ou  em Tavira.

Deixo imagem da mesma concha, agora de perfil



Sem comentários: