2015-07-28

Estar à sombra numa bouça - Rossio do Levante


Nasci no Porto (em Ermesinde) onde vivi até aos 10 anos. Ficou-me a recordação da palavra "Bouça", um pequeno conjunto de árvores ou um terreno inculto, onde as árvores poderiam ter assumido algum protagonismo. O ditongo "ou" lá no norte tem uma pronúncia parecida com "âu" com o "o" a fugir para um "a" mudo, mas a palavra tem pouco uso cá no Sul e é raro pensar nela.

Há uns tempos, ao ver esta mini-floresta no centro duma  rotunda com pouco movimento no Parque das Nações chamada "Rossio do Levante"



lembrei-me da palavra "bouça". Lembrei-me também da árvore solitária que referi aqui, este conjunto de árvores (que parecem ser plátanos) seria mais "natural" se não estivessem tão alinhados. Gosto do conjunto embora, dado a presença da rotunda que as circunda não seja sítio apetecível para pique-niques. Lisboa não é o Irão, os lisboetas em vez de se abrigarem do sol à sombra de uma árvore preferem na sua maioria ir apanhar sol para as praias que circundam a cidade.

Vi umas fotografias muito antigas da Praça do Comércio onde existiam árvores de pequeno porte. Acho que a praça ficaria melhor com umas árvores a possibilitar um descanso à sombra. As árvores do Rossio "propriamente dito" na Baixa também me parecem em número insuficiente.


3 comentários:

Majo disse...

~~~
~ Em primeiro lugar, quero sublinhar o meu reconhecimento pela explicação que o meu comentário, de 15 de Maio, mereceu.
~ Só agora tomei conhecimento, pelas razões que referi, pelas quais peço desculpa, embora tivessem sido totalmente alheias à minha vontade.
~ Pesquisei e estou de acordo consigo: deve tratar-se de um belo «Populus x canadensis», um frondoso álamo, de copa arredondada.

~~~ Gratíssima. ~~~
~~~~~~~~~~~~~~~~

Majo disse...

~~
~ Estive a ver fotos antigas da Praça do Comércio...
~ Realmente, duas fileiras de árvores, à esquerda e à direita,
mais altas do que os arcos, embelezavam o espaço e tornavam-no
menos inóspito, em dias de sol intenso...
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Majo disse...

~~~
~ Na minha opinião,
esta rotunda tem, apenas, a planificação correta,
mas mal concebida para um lugar rodeado de árvores
desenvolvidas harmoniosamemte.

Com efeito, a muralha verde não respeitou o espaço
vital, ficando algumas árvores raquíticas e outras
inclinadas para obter luz.

~ Um bom projeto,
pouco adequado ao lugar e mal executado...
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~