2015-06-05

Tílias em flor - 2


Há pouco tempo atrás mostrei umas fotos de tílias em flor, tratava-se de uma vista tirada a partir de um ponto acima das copas das árvores.

Nas próximas imagens mostro as vistas a partir do chão, na rua Cidade do Lobito nos Olivais Sul

Primeiro de um conjunto de árvores que cria uma sombra densa e fresca durante o Verão mas que têm de competir entre si pela luz do sol




depois de uma tília quase solitária que embora apresentando uma forma piramidal, como referido no livrinho sobre 25 árvores comuns em Lisboa,




me parecia tão diferente das outras que tiei uma folha de cada uma e passei-as pelo digitalizador, frente e verso, com os seguintes resultados:



que à primeira vista me pareceram bastante diferentes, a folha da primeira linha tem o verso bastante mais claro do que a folha da segunda linha, a da primeira linha parecia-me mais redonda enquanto a da segunda é mais bicuda, a primeira tem uma serrilha do bordo menos regular e pronunciado do que a segunda, estas dificuldades foram uma das causas da minha escolha da engenharia onde os artefactos fabricados industrialmente têm geralmente formas melhor definidas.

Estando na dúvida fui ver melhor as flores e no conjunto de árvores tinha estas flores




enquanto na árvore solitária tinha estas




que embora mostrem algumas diferenças, devidas sobretudo à iluminação, menos abundante na primeira imagem tirada às flores do 1º conjunto de árvores, do que na segunda, tirada à árvore solitária, são flores muito parecidas, ambas pendentes em cachos de pedúnculos como referido no livrinho das 25 árvores e que (batota para o leitor deste texto) tinham o mesmo cheiro.

Convenci-me assim que a árvore solitária era também uma tília e no dia seguinte fui fotografá-la com a máquina fotográfica em vez do iPhone.

Esta foi a primeira foto às flores da Tília solitária




depois a segunda um bocadinho mais próxima




a seguir já um grande plano de apenas uma inflorescência em que esta ficou desfocada mas que mostro na mesma porque gostei muito do verde das folhas e das bolinhas do céu azul, notando-se bem aqui que o pedúnculo da inflorescência sai de uma espécie de folha oval




seguida de uma imagem em que a inflorescência está focada



seguida da mesma mas mais ampliada



e de outra menos detalhada mas com um insecto a polinizar as flores



Entretanto no regresso a casa constatei que havia outra tília ao pé do quiosque que abriu há uns meses na Quinta Pedagógica



e na álea de entrada da Quinta referida existe uma fiada de tílias



Nesta época do ano em que as tílias se adornam de pequenas flores cheirosas, quem está prevenido descobre que existem muito mais tílias do que pensava.

Termino com uma imagem duma inflorescência que fotografei em casa, um dia ainda hei de saber tirar partido das múltiplas capacidades da máquina complicada que comprei e da qual só uso um pequeno conjunto de funcionalidades.





Adenda: o Paulo Araújo do blogue "Dias com árvores" disse-me que efectivamente eu tinha observado duas espécies diferentes e que supõe que em Lisboa, tal como no Porto, a mais vulgarmente plantada seja a tília-prateada, que tem o nome científico de Tilia tomentosa [sinónimo: Tilia argentea]. É a que tem a copa mais larga e arredondada e folhas com o verso prateado. A outra de formato mais piramidal deve ser a Tilia x europaea [sinónimo: Tilia x vulgaris], que é a tília mais comum nos parques de Londres e suponho que noutras cidades do norte da Europa.

1 comentário:

Majo disse...

~ ~ ~
Muito interessante, o seu registo fotográfico sobre
tílias de Lisboa, com pormenores muito bem captados,
como as brácteas de onde nascem as lindas flores...

~ Consta que também há tílias americanas nas árvores
que bordejam o recinto a feira do livro no parque.
Com copas abobadadas e folhas cordiformes ficam com
os ramos avermelhados no Inverno...

~ São árvores de porte digno, mas acho que atingem
o máximo de beleza durante a aromática floração.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~