2015-06-13

Iluminação pública, agora com LEDs



Há muito tempo que existe iluminação pública, essencial para a vida citadina. Tendo nascido em 1949 fui testemunhando o uso sucessivo de diversas tecnologias em Lisboa e noutras cidades. No artigo em português da Wikipédia tem alguma informação mas, como habitualmente, a versão inglesa é muito mais completa.

Acho que me lembro de candeeiros com lâmpadas incandescentes iluminando fracamente as ruas, substituídos na Avenida Almirante Reis por lâmpadas fluorescentes tubulares, suspensas no meio da avenida por cabos (presumo que) fixados às paredes dos prédios.

A estas sucederam as lâmpadas de vapor de mercúrio, de uma luz branca muito intensa, que demoravam vários minutos a atingir a intensidade normal.

Depois apareceram as lâmpadas de vapor de sódio que, dada a característica monocromática da sua luz amarela, transformavam as várias cores numa triste sucessão de “cinzentos”. Ouvi até dizer que as pessoas que assistiam feridos nas ruas tinham dificuldade em localizar a presença e a origem das hemorragias, pois o sangue aparecia de cor preta.

As lâmpadas de sódio, cuja principal vantagem era a eficiência energética, foram substituídas por uma versão ainda à base de vapor de sódio mas com outros elementos adicionados para restituírem melhor as cores, se bem que continuando amareladas.

Nas aterragens nocturnas de avião, durante a migração do branco das lâmpadas de vapor de mercúrio para as de sódio, era engraçado ver alguns bairros ainda com lâmpadas de uma cor e outros com a outra, pois estas mudanças faziam-se progressivamente.

Agora que há bastantes anos já estava tudo amarelado parece que iremos regressar à luz branca, com a introdução das novas lâmpada com LEDs (Light Emmitting Diodes). Nos Olivais Sul já instalaram dois novos tipos de candeeiros, com uma luz branca agradável e intensa.

Por enquanto só vi candeeiros com uns 3 ou 4 metros de  altura para iluminar passeios longe de faixas de rodagem como este, que fotografei em Abr/2015


que mostro mais ampliado


Comparo aqui as intensidades luminosas de um candeeiro antigo à esquerda e do novo com LEDs à direita

  

Noutro dia com mais sol voltei a fotografar o mesmo candeeiro


Passados ums dias vi outro modelo de candeeiro, também nos Olivais Sul




Dada a flexibilidade desta nova tecnologia existem grandes possibilidades para os projectistas de candeeiros com LEDs.

Sem comentários: