2015-04-21

Tecnologia- Google


Neste fim de semana fui à Praia da Rocha e constatei que o "Jardim da Fortaleza", que tem estado votado ao abandono há um ou dois anos, voltou a ser tratado.

Fotografei uma Agave Americana var. Marginata enorme, ao lado de outras mais pequenas, com as folhas mais velhas devidamente aparadas, vendo-se a praia e uma tira de  mar e outra de céu ao fundo:




Cheguei a recear que existisse um plano para construir um hotel no lugar deste jardim, bloqueando mais um bocado de vista do mar, como fizeram com o Hotel Algarve.

Há alguns anos tive dificuldade em saber qual o nome desta planta, já nem me lembro das técnicas de busca que então usei, mas na altura não existia a variante "Imagens" do Google. Desta vez fui ver o que acontecia "arrastando e largando" ("drag and drop") a imagem para dentro do rectângulo do "Google Imagens". Foi tiro e queda, apareceram-me logo muitas imagens de agaves com o nome respectivo e a partir deste nome seria fácil chegar à variedade Marginata, referida num post muito antigo deste blogue.

Dizem que o Google Imagens foi lançado quando a Jennifer Lopez apareceu num "green dress" bastante revelador e apareceram imensas buscas à procura de imagens do vestido e não propriamente dum texto descritivo do mesmo.

Nunca soube o nome deste jardim na avenida Tomás Cabreira da Praia da Rocha, na falésia, junto à fortaleza de Stª Catarina. Alguns frequentadores da Rocha chamavam-lhe o "Jardim da Celeste", presumo que numa derivação simples da canção popular "Fui ao jardim da Celeste...". Agora fui ao Google Maps e constatei com facilidade que o nome oficial do jardim é "Jardim da Fortaleza", como referi acima.

Podia-se viver sem o Google, sem o Google Imagens, sem o Google Maps, sem o  Google Earth mas, como dizem num anúncio, não era a mesma coisa!




Sem comentários: