2014-07-27

Meditação?


Gostei da tranquilidade transmitida por mais esta imagem do Buda, bem vistas as coisas ainda não passei por nenhuma que não transmitisse tranquilidade, a imagem está no jardim do templo Asakusa Kannon em Tóquio, parece-me que a escala é ligeiramente maior do que a do mundo natural




Ultimamente tenho-me dedicado à montagem de vários móveis da IKEA. Sempre gostei de brinquedos que requeriam um trabalho de montagem e, sob o ponto de vista do montador de brinquedos, um móvel é um brinquedo em ponto grande.

Tem-me faltado tempo/disposição para ler as numerosas colecções que o jornal Expresso vai proporcionando aos seus leitores assíduos. Na colecção sobre religiões, composta de 6 pequenos livrinhos apenas concluí o primeiro sobre o Hinduísmo e vou a meio do segundo, que versa o Budismo. Em ambas existe um esforço de meditação para não pensar em nada.

Tenho grande dificuldade em perceber qual a vantagem de não pensar em nada, parece-me uma actividade com um enorme potencial para o tédio. Por outro lado, ocupar a mente com problemas espaciais simples e a sequência bem descrita das operações de montagem pareceu-me uma aproximação interessante à meditação.

Fiquei a  pensar que talvez este Buda estivesse a rever mentalmente a sequência de operações de montagem de qualquer coisa antes de iniciar o trabalho.

Deixo outra foto tirada duma perspectiva mais formal.



Gosto da leveza do Buda a meditar, qualquer flor de lótus basta para o suportar. E gosto das jarrinhas com flores que costumam fazer companhia às estátuas do Buda.

2014-07-08

Comer sózinho


A grande maioria dos restaurantes que vi no Japão eram "normais", no sentido de terem mesas onde as pessoas se sentavam em grupos de duas ou mais pessoas, com as cadeiras à volta das mesas.

Mas neste restaurante em Quioto as pessoas tinham um pequeno tabique à frente, presumivelmente para tornar a refeição mais privada, dificultando o contacto visual:



e nesta parte de um MacDonalds os clientes pareciam estar de castigo: