2014-01-08

Colar de âmbar



Há uns tempos apeteceu-me fotografar um colar de âmbar, comecei por colocá-lo sobre uma folha branca A4 e tirei a primeira foto, que se vê aqui ao lado.

Quando as fotos são tiradas com motivos muito simples, em que não existe uma multidão de objectos complicados e/ou muitas pessoas, nota-se mais facilmente que as cores não são bem o que se esperava.

Neste caso é patente que o papel alegadamente branco ficou com tons azulados. A foto foi tirada cerca das 4 da tarde do passado mês de Maio num dia de céu muito azul.

Pensei que talvez pudesse esconder o problema usando um fundo azul forte de uma caixa-estojo de outro objecto, forrada a veludo azul.

Ao contrário do papel branco ninguém notaria que o veludo azul estava um pouco mais azul, mas não gostei das cores berrantes da imagem, mesmo considerando que tínhamos ouro sobre azul e que não consegui uma focagem boa, como se pode constatar na imagem seguinte.

Decidi regressar então à folha branca de papel A4 mas julgo que a aproximei mais da janela para ficar com mais luz.

O resultado, que se pode ver na próxima imagem, ficou ainda um pouco mais azulado do que na primeira imagem pelo que recorri a uma compensação de côr.

O princípio é simples,  consiste em escolher um pixel (numa área de cor uniforme) e dizer ao programa de processamento de imagem que esse pixel deve passar a ser cinzento, por outras palavras as componentes RGB (Red, Blue, Green) devem ter o mesmo valor numérico nessa área da imagem, alterando o resto da imagem numa transformação idêntica a esta.

Numa imagem em que estejam pessoas, pode-se usar o branco dos olhos dos modelos para corrigir eventuais distorções da cor da imagem em causa.

A seguir mostro a nova foto sem correcção de côr do lado esquerdo e com correcção no lado direito:



Não fiquei completamente satisfeito com o resultado obtido do âmbar sobre papel que, embora natural para a função do objecto, visto este destinar-se a ser colocado sobre uma superfície quase plana embora não tão branca, perturbava um pouco a contemplação dos pedacinhos de âmbar transparente

Assim colei com fita cola o colar sobre o vidro de uma janela e fotografei o colar nessa situação. Como não pretendia qua a fita cola ficassse na foto apaguei-a com uma função que no programa de processamento de imagem chamam "cloning" e que consiste em copiar uns pixéis da vizinhança sobre a zona. No caso de uma zona de côr relativamente uniforme como um céu azul esta técnica é a mais fácil para eliminar pormenores indesejados de uma imagem.

Mostro a seguir o antes e o depois da eliminação dos elementos indesejados, onde se constata que a eliminação da fitacola foi imperfeita mas enfim, os leitores desculparão.



A seguir mostro o resultado final que obtive depois da correcção da côr. Fiquei um bocado surpreendido com o efeito, parece que ficou nevoeiro mas, no fundo, era o que seria de esperar. O colar pode agora ser visto com um mínimo de interferência do exterior.





Sem comentários: