2013-11-23

Crepúsculo


No último post interroguei-me se a palmeira das Canárias contra os rosas e amarelos do crepúsculo poderia ser em África.

Nesta imagem tirada no mesmo local e poucos instantes depois



vêem-se umas árvores que identifico facilmente como oliveiras, constatando a minha familiariedade com estas plantas. E é claro que esta paisagem podia ser em África mas naquela parte do continente em contacto com o Mediterrâneo, a oliveira é um dos ex-libris das suas margens.

Fui ver a distribuição geográfica das oliveiras constatando que além do Mediterrâneo foi levada para o Peru, o Chile e a Califórnia, onde se estabeleceu em zonas com clima idêntico ao do Mediterrâneo.

Ultimamente tenho reparado que o Picasa me põe as imagens com mais luz do que o Windows Viewer.
Estes programas têm tantos parâmetros que tentar consistência é um trabalho sem fim. E inglório, porque quem vê as imagens tem tantas afinações possíveis no seu monitor que será raro duas pessoas em PCs diferentes verem a mesma imagem da internet com o mesmo aspecto.

A próxima imagem, que classificaria de "crepuscular", talvez esteja mais escura no meu PC do que aqui. Precisa de um ambiente pouco iluminado para ser apreciada, caso contário a parte escura parecerá apenas preto quando está lá o reflexo azul escuro do céu do crepúsculo reflectido ainda na mesma albufeira.



Sem comentários: