2013-10-23

Onde a terra acaba e o mar começa


A ponta sudoeste da Cornualha chama-se "Land's End", o Fim da Terra, no norte da Galiza existe o cabo Finisterra, os Portugueses têm uma descrição mais completa, a terra acaba mas não é o fim de  tudo, é o sítio onde o mar começa.

Existem muitos sítios onde a terra acaba e o mar começa, gosto muito deste, na esplanada do restaurante Furnas do Guincho, onde o mar parece querer entrar pela terra adentro. Tirei estas fotos em 30 de Outubro de 2011, por volta das 3 da tarde, quando o Sol cria no mar uma esteira prateada até ao horizonte. Nesse dia o mar estava agitado, criando muita espuma ao bater nas rochas




e de vez em quando apareciam ondas enormes como esta



ou esta, em que a luz do Sol também entrava pela onda adentro revelando aquele verde-mar tão típico



de que mostro um detalhe a seguir:



Nunca apanhei ondas tão grandes nas carreiras que fazia na Praia da Rocha no meu colchão pneumático de marca Repimpa, mas ver esta imagem fez-me relembrar perspectivas semelhantes de grandes ondas que poderíamos ainda conseguir "apanhar" para mais outra carreira, embora ver a onda já tão acabada assim fosse sinal de que as probabilidades de ela cair em cima de nós eram esmagadoras, aliás como a própria onda!

Sem comentários: